17 JAN 2022
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) conta com uma Central de Regulação, composta por profissionais, altamente técnicos e treinados para identificar situações de gravidade com risco iminente de morte, assim como aquelas de menor complexidade e fornecimento de orientações a toda a população. E que são eles os responsáveis pelo acolhimento de toda e qualquer chamada de emergência por meio do número 192.

ESTE SERVIÇO FUNCIONA DE FORMA ININTERRUPTA, 24 HORAS POR DIA, RECEBENDO LIGAÇÕES E PRESTANDO ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA.

Desta forma, as ambulâncias do SAMU 192 são distribuídas, estrategicamente, de modo a otimizar o tempo-resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços hospitalares de referência. A prioridade é sempre prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. As unidades móveis podem ser ambulâncias, motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.

O serviço é regionalizado em Guaratinguetá, cidade onde é feita a regulação médica de acordo com a necessidade, enviando assim, a viatura do Samu que estiver mais próxima e/ou disponível para atender a ocorrência.

COM O AUMENTO NO NÚMERO DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE AFASTADOS PELA COVID-19 E PELO VÍRUS H3N2, UMA AVARIANTE DO VÍRUS INFLUENZA A, DESFALQUES CAUSADOS PELAS DUAS DOENÇAS NA FORÇA DE TRABALHO, O QUE INCLUÍ, OS COLABORADORES DO SAMU DE APARECIDA, FOI INFORMADO A CENTRAL DE REGULAÇÃO MÉDICA A SITUAÇÃO EXCEPCIONAL E TOMADA A RÁPIDA E RESPONSÁVEL DECISÃO, DE QUE NA AUSÊNCIA DA VIATURA QUE FUNCIONA EM APARECIDA, EM QUALQUER NECESSIDADE, A POPULAÇÃO DA CIDADE PODE ACIONAR O SERVIÇO DO 192, NORMALMENTE, QUE VAI SER ENVIADO UMA VIATURA DO SAMU, QUE ESTEJA DISPONÍVEL NAS CIDADES VIZINHAS PARA PRESTAR O ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA A APARECIDA.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DESTACA QUE SE TRATAM DE INVERDADES, PROPAGADAS POR MEIO DA INTERNET, QUE OS SERVIÇOS DO SAMU DE APARECIDA FORAM PARALISADOS. OS ATENDIMENTOS ESTÃO SENDO PRESTADOS NORMALMENTE, AINDA QUE COM DESAFIO, DE SUPERAR O GRANDE NÚMERO DE AGENTES INFECTADOS OU SOBRE A SUSPEITA DO VÍRUS DA COVID-19 E GRIPE.

Na oportunidade, a Saúde de Aparecida ainda ressalta que em qualquer dúvida, ou necessidade de informação, procure pela Secretaria que sempre esteve a disposição da população. Não se deixem levar pelos conteúdos que adotam a mesma prática e contribuem para que a desinformação atinja grande parte da população.  Cabe a cada um de nós, ser um obstáculo para a propagação de notícias falsas. Estarmos atentos à origem da notícia, procurar informações diretamente com os órgãos oficiais, quando possível, essas são algumas medidas importantes que devemos tomar para nos precaver com aquilo que não corresponda com a verdade de um fato.