27 FEV 2020
Festa de São Benedito: a estrutura por trás do evento
A Prefeitura de Aparecida trabalha para oferecer toda a estrutura necessária para a realização da festa

Após o Carnaval, a tradicional e centenária festa de São Benedito passa a receber cada vez mais atenção na cidade de Aparecida. O evento, que acontece entre os dias 12 e 20 de abril deste ano, movimenta milhares de pessoas e atrai um grande fluxo de turistas para a cidade.

Estrutura

Para que a festividade seja realizada de forma satisfatória todos os anos, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Turismo, oferece toda a estrutura necessária, desde a limpeza do espaço da festa até as acomodações destinadas aos congadeiros que viajam até o município.

Alojamentos para os congadeiros

Marcia Filippo, secretária de Turismo de Aparecida, detalhou as ações realizadas pela equipe da administração municipal para que a Festa de São Benedito transcorra da melhor forma possível e esperada:

“Prestamos um trabalho muito grande de infra-estrutura para a festa. Começamos pelas escolas, que são todas cedidas pela Educação para que sirvam como alojamentos para os congadeiros. Nas escolas, eles podem tomar banhos, fazer suas refeições, ou seja, há um acolhimento por parte do município”, explicou a responsável pela pasta.

Limpeza

Marcia também comentou sobre a responsabilidade da Prefeitura no fornecimento dos serviços de banheiros públicos, além da limpeza do espaço em que ocorre a festa:

“Os funcionários trabalham ininterruptamente nos sanitários públicos, sendo que a Prefeitura arca com todas as despesas de material utilizado nestes sanitários. As equipes do DSM prestam um serviço muito grande com a frente de trabalho, limpando o espaço da festa dia e noite. Os carros, tanto do DSM quanto do SAAE, lavam a Praça Dr. Benedito Meireles e ruas adjacentes para que estejam limpas no dia seguinte. No caso do SAAE também há o fornecimento de toda a instalação hidráulica das barracas, com torneiras e todo o equipamento necessário para realizar a limpeza dos utensílios”, detalhou Marcia.

Segurança

Também merecem destaque as ações realizadas pela Guarda Municipal e Secretaria de Trânsito, assim como o papel da Prefeitura na orientação dos turistas que passam pela festa:

“A Guarda Municipal dá todo o apoio e segurança antes, durante e após a festa. A Secretaria de Trânsito trabalha em conjunto neste sentido, fazendo a interdição de ruas e praças.  A Prefeitura também faz o trabalho de colocação de faixas, contendo textos de informação, orientação e  recepção a todos os turistas que vêm para a festa.  Há também três postos de informação, que funcionam durante toda a festa: um na Praça Dr. Benedito Meireles, outro na Praça Nossa Senhora Aparecida e um na Secretaria de Turismo”, finalizou a secretária de Turismo.

Parceira entre a Prefeitura e a iniciativa privada

Ao citar o impacto positivo gerado pela realização da Festa de São Benedito para a rede hoteleira e o comércio de uma forma geral em Aparecida, Marcia Filippo reforçou o pedido para que a parceria entre a iniciativa privada e o poder público esteja cada vez mais presente na realização dos eventos:

“A rede hoteleira e o comércio de Aparecida se beneficiam muito com todas as festas religiosas que acontecem na cidade, principalmente a festa de São Benedito. Para que grandes eventos aconteçam em nossa cidade é preciso que a iniciativa privada venha fazer parte desses eventos, que beneficiam a cidade como um todo”, concluiu Marcia Filippo.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024