03 JAN 2022
IBGE prorroga inscrições para os Processos Seletivos Simplificados- Censo 2022; região conta com 321 vagas
As inscrições para concorrer às vagas temporárias do Censo 2022, para contratação temporária de Recenseadores, Agente Censitário Municipal (ACM), Agente Censitário Supervisor (ACS) e Agente Censitário de Administração e Informática (ACAI) foram prorrogadas até 21 de janeiro.

Na região, que abrange os municípios de Aparecida, Canas, Cunha, Guaratinguetá, Lagoinha, Lorena, Piquete, Potim e Roseira são, no total, 321 vagas disponíveis.

Em Aparecida, o processo seletivo oferece 01 vaga para a função de Agente Censitário Municipal (ACM), com remuneração de R$ 2.100,00, jornada de 40h semanais. 03 vagas para a função de Agente Censitário Supervisor (ACS). 01 vaga para Agente Censitário de administração de informática (ACAI) para trabalhar na subsede de Guaratinguetá e 01 vaga para Agente Censitário de administração de informática (ACAI) para trabalhar na subsede de Lorena, com remuneração de R$1.700,00 ambos com jornada de 40h semanais.

Para Recenseador serão oferecidas 31 vagas com remuneração de acordo com a produtividade, com jornada de no mínimo 25h semanais.

Mais informações e inscrições, acesse os sites:

✔️ https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 (inscrições)- (ACM/ACS/Recenseador).
✔️ www.ibfc.org.br (ACAI).

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador online (https://censo2022.ibge.gov.br/trabalhe-no-censo/estimativa-de-remuneracao.html)  que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados.

A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.

Isenção de taxa para pessoas de baixa renda

Os processos seletivos para o Censo 2022 permitem a solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição para pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.

Para recenseador, o pedido deverá ser feito até o dia 21 de janeiro. Após o envio dos dados, a solicitação passará por uma análise da organizadora. O resultado preliminar dos pedidos de isenção de taxa será no dia 2 de fevereiro, cabendo recursos nos dias 3 e 4 de fevereiro. No dia 15 de fevereiro, sai o resultado definitivo. Caso o pedido de isenção seja indeferido, o candidato poderá pagar a taxa até o dia 16 de fevereiro.

IBGE preparou apostila para candidatos se prepararem para as provas

Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 10 de abril, no período da manhã.

A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas- FGV (https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21)
Os candidatos aprovados na primeira etapa receberão um treinamento presencial e à distância, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento receberão uma ajuda de custo para transporte e alimentação. As contratações ocorrem logo em seguida.

Já os candidatos para as funções de agente censitário farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração / Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos. A prova será aplicada no dia 10 de abril, no período da tarde.

A prova para ACM e ACS tem duração de 3 horas e 30 minutos. A de recenseador tem duração de 3 horas. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio de 2022.

Coleta do Censo 2022 será presencial, por telefone ou internet

Diante do contexto de pandemia da Covid-19, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está desenvolvendo protocolos que garantam a segurança do recenseador e do morador durante a coleta das informações. Além dos procedimentos de segurança, como uso de máscara, álcool e distanciamento mínimo, o morador terá a opção de responder ao recenseador presencialmente, por telefone ou ainda preencher o questionário pela internet.
Porém, o recenseador terá que ir ao domicílio, seja para realizar a entrevista no local, obter o telefone do morador ou fornecer o link e a chave de acesso ao questionário para que o próprio morador preencha o questionário pela internet.

Censo 2022 vai visitar todos os municípios brasileiros

Neste ano, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.