21 DEZ 2021
INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Descarte incorreto do lixo na Feira livre de Aparecida atrapalha rotina e é motivo de preocupação
Foto Noticia Principal Grande
Wilson trabalha na Feira Livre de Aparecida há 30 anos e fala da responsabilidade de cada feirante precisa ter na manutenção da limpeza do local. Imagem: Arquivo Pessoal
Faça chuva ou faça sol, as vendas só começam para o seu Wilson  depois de limpar e organizar a área que utiliza para montar a estrutura em que trabalha há 30 anos na Feira Livre de Aparecida.

“Eu faço todos os dias a limpeza de onde vou passar o dia trabalhando. Acho importante mostrar o cuidado que a gente precisa ter com a Feira, e com os romeiros que visitam o local. A aparência fica diferente e isso é necessário”, destacou o Wilson Toscano de Medeiros.

O feirante ainda colabora com as barracas vizinhas, e sempre que pode ajuda na limpeza das áreas que estão próximas a ele.
“Se cada um fizer a sua parte, a Feira fica limpinha e  todo mundo fica satisfeito: o turista e nós feirantes. O turista porque vai se sentir bem recebido, acolhido. E nós porque vamos desfrutar de um local mais limpo”.

Porém a preocupação e a iniciativa  do Wilson ainda não retratam uma realidade na Feira Livre de Aparecida. O Secretário Municipal de Indústria e Comércio, José Fábio Moreira conta que o lixo pessoal, gerado durante o trabalho, é descartado de maneira incorreta.

“A limpeza das vias públicas é uma responsabilidade da Administração Municipal, mas é preciso entender que cada um tem que fazer a sua parte. No papel de cidadãos, nós também temos que nos preocupar e colaborar com a limpeza do ambiente em que nós estamos. O descarte correto do lixo, gerado ao longo do dia por cada feirante, é sim uma responsabilidade para cada um”, reforça o Secretário.

Com a chegada das festas de fim de ano, para incentivar a fomentação do turismo religioso em Aparecida e com isso recuperar a economia da cidade, atingida pelos reflexos da pandemia do novo coronavírus, o Prefeito Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, autorizou que a Feira Livre de Aparecida permaneça com as barracas em funcionamento até o dia 06 de janeiro.

“Nesse período, a atenção para descartar o lixo de forma correta deve ser redobrada para evitar, justamente, a proliferação de animais e insetos peçonhentos. Ainda mais com aumento das fortes chuvas de verão, evitar o entupimento da rede de esgoto, além, é claro, de cuidar bem da cidade”.

Apesar da coleta de lixo realizada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos e Resíduos Sólidos de Aparecida (SAAE) com apoio da Frente de Trabalho para a limpeza e manutenção, nesse período, muito lixo tem sido gerado e deixado, de forma espalhada, no fim do dia, no chão da Feira Livre.

“Deixam no local, jogado na rua,  garrafas plásticas, embalagens de alumínio, sacolas, papelão, até garrafas pet com urina, mesmo com o banheiro público oferecido pelo prédio do Departamento Municipal de Turismo. Por isso, é mais do que necessário entender e conscientizar sobre os cuidados que cada um precisa ter para que isso não atrapalhe a rotina da Feira Livre de Aparecida e vire uma preocupação, como tem sido. Feirantes, ambulantes, despertem a consciência, e façam a sua parte”, finalizou Fábio Moreira.