10 OUT 2021
TURISMO
Em parceria com a PRF, Prefeitura de Aparecida reforça as orientações de segurança aos romeiros que passam pela Dutra.
Com o retorno da presença dos fiéis na Festa da Padroeira, comemorado no dia 12 de outubro, é intenso o número de peregrinos percorrendo a rodovia Presidente Dutra, nos últimos dias, em direção ao Santuário Nacional de Aparecida.

De acordo com a concessionária que administra a rodovia, até às 17h do sábado (9), 2.624 romeiros passaram pela Dutra. A expectativa é que o número, não só de peregrinos, assim como de veículos, aumente, entre domingo (10) e terça- feira (11), devido a proximidade do dia dedicado a Nossa Senhora Aparecida.

Assim, a Prefeitura de Aparecida, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal de São Paulo reforça as orientações para que a via seja usada com mais segurança.

Confira as dicas!

•     Caminhar preferencialmente pela contramão do fluxo de veículos;

•    Sempre caminhar em fila indiana e em grupos pequenos;

•    Usar roupas claras;

•    Evitar caminhar a noite, se for fazer, que utilize um colete refletivo;

•    Evitar andar na chuva devido à diminuição da visibilidade dos condutores de veículos e a possibilidade de aquaplanagem e perda da direção dos veículos;

•    ATENÇÃO nas entradas e saídas da rodovia, acessos de postos de combustíveis, acessos à marginal e vias locais, faixas de aceleração e desaceleração, principal local de atropelamentos;

•    Se hidratem;

•    Veículos de apoio aos romeiros estacionem longe da rodovia, parem nos postos de combustíveis ou áreas afastadas da rodovia para não aglomerar de romeiros próximo a pista da rodovia, nunca nos acostamentos e principalmente, NO SENTIDO SP DA RODOVIA;

•    Guardar a sua garrafinha de água vazia e lixo para descartar em local adequado, pois as garrafinhas de água que ficam jogadas às margens da rodovia podem causar acidentes com motocicletas, bicicletas e serem arremessadas em outros veículos;

•    Em caso de emergência ligar 191 e verificar o quilometro exato da localização para o encaminhamento das viaturas;

• Redobrar os cuidados nas alças de acesso;

•   É aconselhável caminhar fora da pista em locais que tiver possibilidades de seguir pelo gramado.

A PRF ainda disponibiliza um mapa interativo, que pode ser acessado pelo link abaixo.

O mapa possuí informações de restaurantes, postos de combustíveis e outros pontos de parada, que auxiliam o romeiro durante a peregrinação. Também há recomendações para os voluntários que prestam apoio aos peregrinos nas margens da Via Dutra.