11 AGO 2021
GABINETE
130 animais são atendidos no 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos de Aparecida
No último dia 07 de agosto, aconteceu em Aparecida o 1º Mutirão de Castração para Cães e Gatos da cidade. De forma totalmente gratuita, 130 animais foram atendidos pelo Castra Móvel.

A iniciativa do Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, contou com o apoio do Deputado Estadual Rodrigo Gambale (PSL), do Secretário de Saúde de Itaquaquecetuba, Dr. Edson da Paiol e a parceria da ONG GAARI. Foram castradas 50 cachorras no período da manhã, e a tarde foi a vez de castrar 80 gatos.

Para o Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, a iniciativa trata-se do primeiro passo dado rumo a efetivação das Políticas Públicas voltadas para a causa animal na cidade.

“ Sempre foi do meu desejo cuidar dos animais de Aparecida. A gente precisa entender que a vida é composta por seres vivos e não são só os seres humanos que são importantes e merecem ser cuidados os animais também”, destacou o Prefeito.

O Administrador Municipal aproveitou para agradecer todo o apoio que recebeu para a realização do Mutirão.

“ Esta ação só foi possível porque o Deputado Rodrigo Gambale junto ao Dr. Edson da Paiol, desde o início não mediram esforços em nos apoiar neste trabalho. E quero deixar também o meu agradecimento a cada um que se dedicou para que esse desejo enfim se concretiza-se”.

O 1º Mutirão de Castração teve como prioridade os animais que vivem em situação de rua e animais de famílias carentes.

A aposentada Maria Benedita, trouxe junto com o neto, a cachorrinha da família. Ela conta que era uma vontade antiga castrar o animal.

" A gente sabe o quanto faz bem pra saúde do bichinho esse tipo de cuidado, já tinha pesquisado para fazer a castração, mas um atendimento desse não é barato não e aí não tem jeito, a gente precisa gastar o dinheiro em outras necessidades básicas da casa. Então quando soube do Mutirão fui uma das primeiras a fazer o cadastro".

A ação que começou às 08h e seguiu até às 17h, mobilizou uma grande equipe para que todos os protocolos fossem atendidos de forma cuidadosa.

A Prefeitura de Aparecida agradece a Associação Responsável pela Proteção Animal de Aparecida (ARPA) que disponibilizou uma equipe para organizar a fila de castração e para conferir os documentos exigidos. Agradece também o apoio do Santuário Nacional, a Guarda Civil Municipal de Aparecida, o SAAE, a Defesa Civil, a Frente de Trabalho e a Guarda Civil Metropolitana de Pindamonhangaba, que fez uma demonstração de atividades de cães policiais.

O 1º Mutirão de Castração de Cães e Gatos de Aparecida foi resultado de um trabalho de inúmeras mãos que ajudaram na efetivação da causa animal na cidade, fazendo com que a vinda do maior Castra Móvel do Brasil a Aparecida fosse um sucesso.

E os trabalhos não param por aqui. Novas ações devem acontecer, agora, para atender os cachorros e também novos cadastros.

Autor: Talita Galvão
11/08/2021
Aparecida realiza 1º Mutirão de Castração para Cães e Gatos
De forma totalmente gratuita, 130 animais foram atendidos pelo Castra Móvel.

A iniciativa do Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, contou com o apoio do Deputado Estadual Rodrigo Gambale (PSL), do Vereador Dr. Edson da Paiol (Podemos) e a parceria da ONG GAARI.