05 JUN 2021
Secretaria de Turismo cria comissão para o cicloturismo da cidade

Seja como alternativa para evitar a aglomeração do transporte público, como uma atividade física, ou, mesmo, um meio de lazer, o ciclismo tem conquistado espaço. Os adeptos são muitos e nos últimos dois anos, o cicloturismo cresceu com a pandemia da Covid-19.

Em Aparecida, o número de pessoas que chegam a cidade para visitar o Santuário Nacional, vinda por meio do cicloturismo disparou. Os peregrinos e devotos de Nossa Senhora Aparecida chegam das mais diversas localidades, em especial dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo.

De olho nesse novo nicho, e diante da necessidade que se cria no setor, a Secretaria de Turismo de Aparecida criou uma comissão voltada para tratar do assunto no município. Segundo o Secretário de turismo João Gilberto Oliveira, a proposta é justamente estudar necessidades e opções para receber bem quem vem a Casa da Mãe por meio do cicloturismo. “Entre as propostas apresentadas é a criação de pequenos, médios e grandes eventos para atender essa crescente demanda de ciclistas a Aparecida, afirmou.

A Comissão é integrada por guias de turismo e profissionais que irão atuar nesse projeto, para dar suporte, criar eventos e outras motivações para que o ciclista venha a Aparecida.

Para o início dos trabalhos a principal reivindicação é o lançamento da 1ª Romaria Nacional dos Ciclistas à Aparecida, além da promoção de eventos na Região Turística da Fé. Também foi proposta a construção de uma Ciclovia para atender os usuários de bicicletas.