31 MAI 2021
Coronavírus: conheça aplicativos que ajudam no combate a Covid-19

A Pandemia do novo coronavírus segue preocupando, prevenção e cuidado ainda são essenciais no combate ao problema. Em meio a busca de alternativas para minimizar o atual cenário que aflige a saúde pública, ao redor do mundo, as novas tecnologias chegam como aliadas no combate a Covid-19.

O aplicativo Bússola Covid-19 foi justamente pensado para ajudar a população a ter mais segurança no momento de sair de casa durante o período da Pandemia da Covid-19. Para isso o objetivo do app Bússola Covid-19 é oferecer os usuários a possibilidade de verificar informações dos estabelecimentos, como:

• Se o local está com aglomerações
  • Se o uso da máscara é obrigatório
  • Se existe algum horário de atendimento específico durante este período

Além dos dados os usuários podem ver quais são as rotas de menor risco e também confirmar a situação dos hospitais. O aplicativo foi desenvolvido para ser usado em dispositivos móveis com o intuito de ajudar os brasileiros a se proteger contra a Covid-19. Um dos maiores objetivos do app é oferecer praticidade no momento de monitorar os locais próximos ao usuário.

Também é possível ver as informações  compartilhadas por outros usuários no aplicativo, além de inserir suas próprias notificações para informar sobre os locais em que você já esteve. Graças aos recursos inteligentes, o App Bússola Covid-19 consegue enviar informações em tempo real.

Aplicativo Conecte SUS

Já o aplicativo Conecte SUS foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde para Android e iOS, que gerencia o histórico dos brasileiros que utilizam o SUS (Sistema Único de Saúde), o app também pode ser usado para acessar a Carteira Nacional Digital de Vacinação, possibilitando acompanhar a imunização da Covid-19.

Quando o usuário for vacinado contra a Covid-19 e já tiver acesso ao aplicativo, nesse momento a pessoa já vai poder verificar as seguintes informações:

• Tipo de vacina aplicada
  • Lote de fabricação
  • Data em que a dose foi aplicada

Dessa forma, tanto o cidadão quanto o profissional da saúde conseguem ter o controle do dia exato da dose tomada e quando o usuário deve tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Com o aplicativo Conecte SUS é possível evitar que uma mesma pessoa tome doses diferentes da vacina.

Como se cadastrar no aplicativo Conecte SUS?

1. Faça o download do aplicativo (gratuito) na loja de aplicativos do seu dispositivo (iOS ou Android)
  2. Abra o aplicativo e clique em “Pular” a introdução
  3. Clique em “Entrar
  4. Se você não se lembrar se já tem um cadastro, insira o seu CPF . Caso não seja registrado clique em “Crie sua conta
  5. Escolha a opção “Número de CPF
  6. Siga os próximos passos

Pronto, agora você já está cadastrado no app Conecte SUS, na tela principal do aplicativo você vai conseguir ver informações sobre as vacinas em cada idade, seus agendamentos no SUS, medicamentos recebidos e outras opções.

Autor: Via Selectra Brasil
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024