Desde o dia 12 de Abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está em andamento e a baixa procura pela vacina da gripe preocupa várias secretarias de saúde pelo país, incluindo a de Aparecida.
Na primeira fase da Campanha na cidade, apenas 10% do público-alvo foi vacinado. A imunização teve início no dia 12 de abril e seguiu até o dia 10 de maio. Neste ano, a Campanha de Vacinação contra a Gripe está dividida em fases e a primeira foi para crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
No período de 11 de maio a 8 de junho, a vacinação entrou na segunda fase e contempla idosos a partir de 60 anos e profissionais da educação.
Mas de acordo com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aparecida, Denise Braga, a maior preocupação do município é com as crianças. “No caso dos idosos, profissionais da saúde e da educação, existe o prazo entre a aplicação da vacina contra a Covid-19 e a imunização contra a Influenza que precisa ser respeitado, mas com as crianças isso não se aplica”.
Segundo Denise Braga, as crianças ainda estão com a carteirinha de vacinação desatualizada. “A gente percebe que quando as crianças chegam para tomar a vacina mesmo que seja contra a Influenza, a carteirinha de vacinação está muito atrasada. Por isso é importante trazer a criança para vacinar porque além de tomar a vacina contra a Gripe, nós já aplicamos outras vacinas que ela ainda não tenha tomado”, completa a Coordenadora.
Por que se vacinar?
A vacina contra a Gripe é considerada uma das medidas mais eficazes e seguras para evitar casos graves e óbitos por Influenza. A vacinação também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
“As pessoas precisam entender que vacina significa prevenção. Já temos a Covid-19 que está apresentando tantos transtornos, estamos lutando pelo acesso a esta vacina, não queremos que outras doenças se propaguem principalmente nesse caso da Influenza, em que a vacina é importante e está facilmente disponível”, afirma a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica.
E as pessoas que não tomaram a vacina na primeira fase e fazem parte do público-alvo, ainda podem procurar pelas Unidades Básicas de Saúde da cidade para serem imunizadas.
Vacina contra a gripe x vacina contra Covid-19
Não se recomenda a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe simultaneamente. A orientação, neste momento, é que quem tomou a vacina contra a Covid-19 respeite o intervalo de 14 dias. O Ministério da Saúde ainda indica que se priorize a imunização contra o novo coronavírus e após respeitar o intervalo seja feita então a aplicação da vacina contra a Influenza.
Onde se vacinar?
Em Aparecida a vacinação contra a gripe acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde.
A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pede a colaboração da população e orienta que a pessoa, que faz parte do público-alvo de cada fase da Campanha de Vacinação contra a Influenza, venha se vacinar.