12 MAI 2021
EDUCAÇÃO
O Museu Municipal “Professor José Luiz Pasin” participa da programação da 19ª Semana Nacional de Museus.

A Semana Nacional dos Museus é coordenada pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus e acontecerá entre os dias 17 e 23 de maio de 2021. Durante estes dias Museus do país todo realizam atividades desenvolvidas a partir da temática sugerida pelo ICOM, Conselho Internacional de Museus, neste ano o tema é “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

Em Aparecida, as atividades terão início no dia internacional de Museus, 18 de maio e acontecem até 20 de maio de 2021 no Museu Municipal “Professor José Luiz Pasin” das 15h as 17h.

Confira a programação completa do Museu Municipal “Professor José Luiz Pasin” e tem como tema “Ver, transver e  reimaginar os Museus”.

18/05/2021 - Live transmitida pelo facebook da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Aparecida.

• 15h – Abertura Oficial e Momento Cultural;
  • 15h15 – Apresentação do Acervo e Exposição;
  • 15h30 – Roda de conversa: “A pandemia provocada pela covid-19 nos traz o desafio de construir novos mundos. Que futuro poderemos construir a partir dos nossos Museus hoje?”
  • Convidados Especiais
  • 16h30 – Contador de Histórias
  • 16h55 – Encerramento do dia.

19/05/2021 – O museu estará aberto ao público, todos devem estar de máscara e será respeitada a capacidade de pessoas no local e também o distanciamento social.

• 15h – Apresentação do Acervo e Exposição;
  • 15h30 – Visita Mediada;
  • 16h – Contador de Histórias
  • 16h55 – Encerramento do dia.

20/05/2021 – O museu estará aberto ao público, todos devem estar de máscara e será respeitada a capacidade de pessoas no local e também o distanciamento social.

• 15h – Apresentação do Acervo e Exposição;
  • 15h30 – Visita Mediada;
  • 16h – Contador de Histórias
  • 16h55 – Encerramento do dia.

Sobre o Museu Municipal “Professor José Luiz Pasin”

O Museu foi criado por meio da Lei nº 3.459 / 2008, e inaugurado no dia 26 de julho do mesmo ano, homenageando o Professor e Historiador, José Luiz Pasin como Patrono através da Lei nº 3.461. O Acervo é formado com a biografia, fotos e publicações (livros) do Patrono, a História da Emancipação do Município de Aparecida (1928), e objetos do cotidiano doméstico do século XIX. Possui também Arqueologia Indígena encontrada nas escavações para a construção da Rodoviária da cidade; a Religiosidade e origem de nosso Município, além de ressaltar a importância da Música Sacra e Erudita no final do século XIX e início do século XX dos compositores e músicos de Aparecida. Informações da Revolução Constitucionalista de 1932 com a participação do Batalhão Nossa Senhora Aparecida; e uma sala dedicada aos “Guardiões da Santa”, Fotógrafos que ajudaram na divulgação e propagação da devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, através das fotos tiradas com os romeiros e peregrinos.

Sobre o dia Internacional dos museus

O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Neste dia, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais. O Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade maravilhosa para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade. Em 2012, 32.000 museus de 129 países de cinco continentes participaram do evento.

Nossa rica herança patrimonial, que é preservada e divulgada pelos museus, associada à vitalidade e inventividade que a área de museus tem apresentado nos últimos anos, são as maiores forças dos museus. Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos: essa é o processo que os museus assumem com a convicção de que podem transformar a sociedade de maneira construtiva.

Otimista, o tema sob a forma de uma equação reúne de maneira dinâmica diferentes conceitos essenciais para definir o museu hoje, coloca em destaque sua natureza universal e a influência positiva que exerce na sociedade. Resume também os desafios enfrentados pelos museus, que experimentam e reiteram sua missão de contribuir para o avanço e integração das comunidades.

Para auxiliar na organização e desenvolvimento de eventos ligados ao tema, sugerem-se cinco subtemas:

• Estruturas de educação não formal: O museu educa de maneira lúdica; é um lugar onde se apresenta a cultura e se favorece o conhecimento através de meios constantemente renovados.
  • Um espaço social arraigado em seu território: O museu tem um papel de identidade e dinamismo de um território. Por meio de suas ações contribui para a valorização do passado de seu território e na construção de seu futuro.
  • Um vínculo entre gerações: Os museus mantêm a relação entre a comunidade e sua história viva. São espaços de diálogo entre diferentes gerações.
  • Uma apresentação contemporânea do patrimônio: Os museus foram capazes de rapidamente aproveitar as novas formas de comunicação e mediação que quebraram com a imagem de um lugar ultrapassado, fora de moda.
  • Práticas inovadoras para melhorar a conservação: Os dispositivos de conservação melhoraram e o museu se tornou um verdadeiro laboratório onde as técnicas de trabalho evoluem continuamente.
Autor: Ana Paula Maciel
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024