16 NOV 2020
Campanhas de Multivacinação e Sarampo são prorrogadas até 30 de novembro
Até 20 doenças podem ser prevenidas em crianças e adolescentes de 0 a 14 anos

A Secretaria de Saúde de Aparecida prorrogou até o dia 30 de novembro a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de atualizar a carteira de vacinação de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, e a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, para adultos de 20 a 49 anos.

Segundo a coordenadora de vigilância em saúde da cidade, Denise Braga, os motivos são a baixa adesão da população em se imunizar contra as doenças e a grande quantidade de cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes desatualizadas.

No total, serão oferecidos 14 tipos de vacinas que protegem contra cerca de 20 doenças: BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra febre amarela, varicela e hepatite A.

Além disso, a imunização contra o sarampo é importante, pois a doença que foi considerada erradicada voltou a ter casos registrados e com isso é necessário que as pessoas se protejam.

As vacinas podem ser tomadas nas unidades de saúde de toda a cidade. Mas atenção aos horários. Os postos de saúde estarão abertos das 8h às 11h, de segunda a sexta-feira para multivacinação e no período da tarde das 13h às 16h o atendimento será exclusivamente para a vacinação de adultos contra o sarampo.