28 OUT 2020
EDUCAÇÃO
Pesquisa revela percepções e sentimentos dos profissionais da educação durante a pandemia
Resultados serão utilizados para formulação dos protocolos de retomada das aulas presenciais em 2021

Em 2020, o mundo se viu refém de uma doença nova, que causou espanto, dúvidas e infelizmente milhões de mortes em todo o planeta. A covid-19, causada pelo novo coronavírus, transformou o dia a dia de todos. Um dos setores de maior preocupação na maioria dos países foi o da educação, com as aulas sendo suspensas, imediatamente, assim que a Organização Mundial da Saúde declarou pandemia, ainda no mês de março.

Outra grande preocupação foi com a saúde mental desses profissionais da educação, e por isso, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura realizou uma pesquisa para entender como os funcionários, professores e gestores estão enfrentando a situação, além de poder embasar a Elaboração do Protocolo de Acolhimento dos alunos para quando as aulas forem retomadas, em 2021.

Elaborada pela psicóloga do CEMAEE – Centro Municipal de Atendimento à Educação Especial, Mariana dos Santos Pinto Gonzaga, a pesquisa teve por objetivo fazer o levantamento das implicações da covid-19 no âmbito pessoal e profissional dos profissionais da educação do município de Aparecida, uma vez que, sentimentos, emoções e situações estão sendo vivenciados por todos os profissionais que mantêm ainda o distanciamento social obrigatório.

Por meio de um questionário, 402 profissionais da educação participaram da pesquisa. Entre os participantes 37,1% pertencem ao grupo de risco da doença. Quando questionados sobre situações vivenciadas em meio à pandemia 72,1% disseram sentir ansiedade, enquanto 68,4% disseram sentir medo. Outros 54,2% disseram sentir estresse e 52,7% tristeza (essa questão possibilitava mais de uma resposta). Entre os profissionais, 61,4% disseram ter tido alguém da família infectado pela covid-19 e 37,6% perderam alguém da família por causa da doença.

Com o avanço do novo coronavírus e ainda sem uma forma de combatê-lo, com uma vacina, por exemplo, as aulas foram suspensas na forma presencial até o fim do ano. Com isso, o ensino remoto, ou aulas não presenciais, ganharam espaço.

E esse tema esteve presente na pesquisa. Entre as ferramentas tecnológicas utilizadas pelos profissionais para manter contato com os alunos, os grupos de whatsapp foram usados por 84,1% dos respondentes, porém 61,2% mantiveram o uso das atividades impressas como material didático (para isso os pais precisavam ir buscar os materiais nas escolas).

Aos que utilizaram algum meio tecnológico para continuar o ensino das crianças, 72,1% se sentiram parcialmente confortáveis, pois possuem conhecimento e domínio razoáveis das ferramentas. Já em relação à percepção quanto à aprendizagem dos alunos foi constatado que os profissionais consideram uma aprendizagem parcialmente satisfatória, com 70,4%.

Com o distanciamento, a relação professor x aluno também se modificou, mas para 58,5% dos participantes da pesquisa houve envolvimento do aluno com a aprendizagem, enquanto 55,5% perceberam uma maior parceria entre escola e família. Para fechar o questionário, os profissionais foram perguntados sobre seu crescimento profissional diante dos novos desafios, e 75,4% consideraram que houve crescimento pessoal e profissional até o momento.