27 OUT 2020
Educação dá início às matrículas e rematrículas para 2021
Pais devem procurar creches e escolas da Rede Municipal no mês de novembro com datas e horários específicos

O atípico ano letivo de 2020 está se aproximando do final, e como é de praxe, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Aparecida iniciam a organização para o período de inscrições, matrículas e rematrículas dos alunos para 2021. “As matrículas e rematrículas devem ser feitas mesmo que as aulas demorem a retornar na sua forma presencial. A criança tem que estar regularizada em alguma escola, é importante que os pais não confundam as matrículas com volta das aulas presenciais”, explica a secretária de Educação, Esporte e Cultura, Cássia Maciel.

Para que nenhum estudante perca a chance de estar matriculado regularmente no próximo ano, é muito importante que os pais fiquem atentos às orientações, datas e horários estabelecidos pela SEMEEC (Secretaria de Educação, Esporte e Cultura) e ao “tipo” de matrícula que devem realizar.

Confira os dados detalhados para cada categoria e faixa etária:

Creches e EMEIs (Escolas Municipais de Ensino Infantil)

Inscrição:

Modalidade de matrícula que deve ser realizada somente por pais ou responsáveis de alunos que ainda não fazem parte das creches e EMEIs de Aparecida.

Datas:

De 03 a 13/11: Berçário e Maternal (de 06 meses a 03 anos)

Etapa I e Etapa II (de 04 a 05 anos)

Documentos necessários (1 cópia de cada):

Comprovante de endereço atualizado dos pais, avós ou responsáveis.

Como ocorrerá:

Os pais interessados em realizar a inscrição de seus filhos devem procurar a escola mais próxima de sua residência para que sejam atendidos. As inscrições serão realizadas de acordo com a disponibilidade de vagas. Após a rematrícula dos alunos que já fazem parte das Creches e EMEIS, caberá à cada escola entrar em contato com os pais dos estudantes que manifestaram o desejo de ser inscritos, seguindo a ordem do número de inscrição. É obrigatório o uso de máscara durante a realização da matrícula.

Rematrícula:

Modalidade de matrícula que deve ser realizada somente por pais ou responsáveis de alunos que já fazem parte das creches e EMEIs de Aparecida.

Datas:

De 09 a 13/11: Para todos os alunos de Creches e EMEIs que já estão matriculados na Rede Municipal de Ensino.

De 05 a 12/01/2021: Datas destinadas ao deslocamento de matrícula (com ou sem alteração de endereço). Neste período, os pais ou responsáveis que desejam fazer a rematrícula de seus filhos em uma Creche ou EMEI diferente daquela definida pelo sistema, devem comparecer à escola mais próxima de sua residência. É obrigatório o uso de máscara durante a realização da matrícula.

Horários:

De segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.

Documentos necessários (1 cópia de cada):

Comprovante de endereço atualizado dos pais, avós ou responsáveis e carteira de vacinação em dia.

Como ocorrerá:

Os pais interessados em realizar a inscrição de seus filhos devem procurar a escola mais próxima de sua residência para que sejam atendidos e efetuem a rematrícula de acordo com a disponibilidade de vagas. É obrigatório o uso de máscara durante a realização da matrícula.

EMEFs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental)

Matrículas Novas:

Modalidade de matrícula que deve ser realizada somente por pais ou responsáveis de alunos.

De 09 a 12/11: Alunos que irão da Etapa II para o 1º ano

Alunos que irão do 5º ano para o 6º ano

Alunos que irão do 9º ano para o 1º ano do Ensino Médio

Como ocorrerá:

A vaga será gerada pelo sistema de acordo com a escola mais próxima da residência dos pais ou responsáveis pelos alunos. É obrigatório o uso de máscara durante o comparecimento à escola para efetuar a matrícula.

Rematrícula:

Modalidade de matrícula que deve ser realizada somente por pais ou responsáveis de alunos que já fazem parte das EMEFs de Aparecida.

Datas:

De 09 a 13/11: Para todos os alunos de EMEFs que já estão matriculados na Rede Municipal de Ensino

De 05 a 12/01/2021: Datas destinadas ao deslocamento de matrícula (com ou sem alteração de endereço). Neste período, os pais ou responsáveis que desejam fazer a rematrícula de seus filhos em uma unidade escolar diferente daquela definida pelo sistema, devem comparecer à escola mais próxima de sua residência.

Como ocorrerá:

Os pais interessados em realizar a inscrição de seus filhos devem procurar a escola mais próxima de sua residência para que sejam atendidos e efetuem a rematrícula de acordo com a disponibilidade de vagas. É obrigatório o uso de máscara durante o comparecimento à escola para efetuar a matrícula.