08 OUT 2020
Saúde orienta que idosos estejam sempre acompanhados nos exames e consultas
Agendamento pode ser feito por telefone, evitando aglomerações

A Secretaria de Saúde de Aparecida pede aos familiares dos idosos que buscam atendimento em consultas nos postos ou a realização de exames que estejam sempre ao lado do paciente. Recentemente foram registrados casos em que o idoso buscou atendimento sozinho e não soube informar o serviço que havia agendado, gerando constrangimento e algumas dificuldades no entendimento das informações passadas.

A importância dos familiares cresce ainda mais quando os pacientes idosos são encaminhados pela Saúde aos serviços de referência, como consultas mais complexas, em hospitais de Taubaté, São José dos Campos, São Paulo ou onde o serviço for oferecido. Nestes locais são realizados, por exemplo, tratamento de oncologia, reabilitação auditiva, reabilitação física, entre outros. E, caso o paciente esteja sozinho pode ter dificuldade em marcar o retorno, não cuidar do protocolo de exames, dificultando assim o acompanhamento dos profissionais de Saúde da rede municipal.

Já há algum tempo, a Secretaria de Saúde vem solicitando que idosos e menores de 18 anos estejam sempre acompanhados. Já os adultos não devem levar acompanhante, exceto nos casos em que forem orientados pelos profissionais.

Agendamentos

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que pacientes que desejam marcar consultas e exames ou pedir alguma informação, o façam de casa, via telefone, evitando assim aglomerações nas portas e no interior das unidades de saúde e, além de tudo, não se expondo à covid-19.

Todas as Unidades Básicas de Saúde estão optando pelo agendamento via telefone, desta forma, o paciente garante a sua vaga e recebe toda atenção necessária da mesma forma como no atendimento presencial.

Em casos de urgência, todos os postos de saúde de Aparecida estão abertos das 7h às 17h, porém, para a entrada no local, é obrigatório o uso de máscaras de proteção. Além disso, não são permitidos acompanhantes, somente quando crianças ou idosos.

Telefones:

• ESF - PONTE ALTA

Tel: (12) 3105-9472

Área de abrangência: Bairro Ponte Alta, da Rua São Benedito até  Rua Benedito Macedo.

• ESF - SANTA LUZIA

Tel: (12) 3105-3600

Área de abrangência: Bairros: Santa Luzia, Perpétuo Socorro e Santa Rita. | Ruas: Santa Rita, Padre Francisco, Antônio França de Souza, Rua Manoel César, Rua Vila João Garcia, Rua Luiz Pasin, Rua Padre Gebardo, Rua José Justino de Oliveira, Rua João Egídio, Rua Alameda Silvio de Almeida, Rua Alameda Moisés de Lima, Rua José Justino de Lima, Rua Padre João Batista, Rua Paulo Chad, Travessa Salomão Boueri, Rua Benedito M. Chad, Travessa José Bittencourt, Rua Joaquim Flausino, Travessa Jorge Trabussi, Vila Isaac Machado, Rua Anísio M. de Andrade.

• ESF - SÃO ROQUE

Tel: (12) 3105-7765

Área de abrangência: Bairros: São Roque e Aroeira. | Avenida Padroeira do Brasil (sentido Aparecida - Guaratinguetá)

• ESF - VILA MARIANA

Tel: (12) 3105-5965

Área de abrangência: Bairro Vila Marina e Residencial MRV.

• ESF - SÃO SEBASTIÃO

Tel: (12) 3105-8730

Área de abrangência: Bairros: São Sebastião (brejo seco) e Manto Azul.

• ESF - ITAGUAÇU

Tel: (12) 3105-8279

Área de abrangência: Bairro Itaguaçu.

• ESF - SANTA TEREZINHA

Tel: (12) 3105-8650

Área de abrangência: Bairro Ponte Alta (da Rua Nenzinho Macedo até a Rua Oscarlino Marcondes), Rua Valerio Francisco, Rua Antônio Samaha, Praça Kennedy, João Maron (a partir da Avenida Padroeira do Brasil, sentido Guaratinguetá - Aparecida).