02 OUT 2020
Saúde registra mais de 40% de faltas sem justificativa a exames
Absenteísmo prejudica diminuição das filas e deixa tratamento mais longo

A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida tem procurado diminuir constantemente a fila e o tempo de espera para agendamento de algumas especialidades médicas e também de exames. Para que esse resultado seja alcançado, diariamente a pasta conta e tem o apoio de uma equipe multiprofissional, além da equipe de Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Central de Regulação.

Porém, nem todos os esforços estão obtendo resultados positivos, afinal tem-se verificado uma alta taxa de absenteísmo às consultas e exames agendados, ou seja, os usuários do Sistema Único de Saúde faltam sem avisar. Essas faltas prejudicam não só o tratamento do próprio paciente, mas de todos os pacientes que esperam para ter sua consulta ou exame agendado.

“A cada falta, aumenta-se o tempo de espera e desperdiçamos uma possibilidade de atendimento, muitas vezes tão aguardada e necessária”, comenta a secretária de Saúde de Aparecida, Ana Carolina Sbrana.

O absenteísmo compromete a capacidade de marcação de consultas de uma unidade de saúde, dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde, acarreta aumento do prazo de espera para a realização de uma determinada consulta e gera gastos financeiros, haja vista que o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece a um atendimento agendado.

“Mais do que prejudicar o dia de atendimento, as faltas injustificadas de pacientes sem qualquer comunicação prévia em consultas ou exames agendados compromete a eficiência do serviço, ou seja, o prejuízo acaba afetando a todos os usuários do Sistema de Saúde”, explica a secretária.

Faltas registradas

Média mensal de faltas em consultas no AME Lorena = 23,33%, sendo as maiores:

- 28,5% em urologia

- 33,3% em oftalmologia

- 42,8% em ortopedia

Média mensal de faltas em exames no AME Lorena = 41,74%, sendo as principais:

- 33,3% em ultrassonografias

- 17% em ecocardiogramas