13 MAR 2020
Governo do Estado cria Rede de Enfrentamento ao Coronavírus
A iniciativa inclui novos leitos e compra de kits diagnósticos e respiradores; Sete medidas contra a doença.

Nesta semana, segundo levantamento do Ministério da Saúde ao menos 151 casos do covid-19 foram confirmados no Brasil e para prevenir o país de um possível surto, a Secretaria Estadual de Saúde por meio de coletiva de imprensa, nesta semana, anunciou sete medidas, são elas:

- 208 leitos de UTI;

- 441 leitos hospitalares estaduais;

- 600 leitos hospitalares para a Prefeitura de São Paulo;

- 233 clínicas médica com capacidade de assistência intensiva;

- Compra de kits com capacidade de até 20 mil testes do covid-19;

- 200 aparelhos respiradores;

- Compra de insumos para profissionais (cinco milhões de máscaras descartáveis, 15 milhões de luvas, 48 mil litros de higienizadores em gel e mil aventais, além de máscaras cirúrgicas e óculos descartáveis.).

O governo do Estado de São Paulo também tem como parte do projeto de prevenção a solicitação ao Ministério da Saúde de mais 93 leitos de UTI que já estão em funcionamento por meio de custeio integral apenas com recursos do Estado e municípios.

Além disso, haverá treinamento para ativação de um protocolo único de atendimento em 100 hospitais estaduais para casos suspeitos ou confirmados do covid-19. Uma das indicações é que pessoas com mais de 60 anos de idade tenham atenção especial por entrarem no quadro de vulnerabilidade.

Em Aparecida, as medidas de prevenção já foram tomadas após implantação de Plano de Contingência, portanto, em casos de sintomas da doença, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e esteja atento aos critérios de higienização.

Larissa Diamantino