25 AGO 2020
Centro de Enfrentamento Covid-19 orienta munícipes em Aparecida
Profissionais da unidade disponibilizam material com recomendações de prevenção à doença

O Centro de Enfrentamento Covid-19 foi aberto no dia 14 de agosto e desde então vem sendo um elemento importante nos atendimentos e combate ao novo coronavírus no município.

Além de realizar testes rápidos, testes swab, avaliações e atendimentos iniciais de pacientes que apresentem sintomas de covid-19, o Centro de Enfrentamento também executa um trabalho fundamental de orientação e prevenção à doença.

Os profissionais de saúde que atuam no local preparam um informativo com recomendações aos pacientes suspeitos (ou que testaram positivo), às pessoas que convivem com estes pacientes, além de um trecho específico dedicado a orientações sobre o uso de máscaras.

No tópico “Cuidados com o paciente”, os profissionais de Saúde orientam:

- Higienização freqüente das mãos utilizando álcool gel e/ou água e sabão;

- Manutenção de uma distância de, pelo menos, 2 metros de pessoas sem sintomas de covid-19;

- Utilização de máscara na maior parte do tempo. Em caso de espirro ou tosse em momentos em que o paciente não esteja de máscara, recomenda-se cobrir o nariz e aboca com um lenço ou com o próprio braço em caso de tosse ou espirro;

- Janelas abertas no ambiente em que o paciente estiver;

Entre os “Cuidados com pessoas que vivem no mesmo domicílio que o paciente” estão:

- Higienização freqüente das mãos utilizando álcool gel e/ou água e sabão;

- Distanciamento de, pelo menos, 2 metros do paciente;

- Utilização de máscara quando no mesmo ambiente em que o paciente;

- Janelas abertas sempre que possível;

Por fim, sobre a utilização de máscaras, recomenda-se:

- Cobrir a boca e o nariz com a máscara;

- Evitar tocar a máscara quando ela estiver no rosto;

- Trocar de máscara assim que ela ficar úmida ou a cada três horas (em caso de uso contínuo);

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024