Domingo, 20 de Setembro de 2020

22 JUL 2020
COVID-19
Postos de prevenção orientam cerca de 18 mil veículos em Aparecida durante o final de semana
Novas ações de combate à covid-19 estão previstas para as próximas semanas

O aumento do número de casos do novo coronavírus nas cidades do Vale do Paraíba exige uma postura cada vez mais atuante por parte do poder público e dos profissionais de saúde na região. Neste contexto, a Prefeitura de Aparecida tem promovido importantes ações de combate à doença no município, como a organização de postos de prevenção.

Com o objetivo de conscientizar e orientar moradores e turistas sobre os riscos da covid-19 e as formas de prevenção, a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil e representantes da Secretaria de Indústria e Comércio deu início à ação no último final de semana (dias 18 e 19).

Nos três postos de prevenção distribuídos ao longo da Avenida Getúlio Vargas (Portal de entrada, em frente à Defesa Civil), da Avenida Itaguaçu (em frente à escola Valladão) e na Avenida Padroeira do Brasil (próximo à divisa com a cidade de Guaratinguetá), veículos foram parados e orientados sobre uso de máscaras, higiene das mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social.

Além das atividades de conscientização, também foi realizada a medição de temperatura de todos que passaram pelos postos. Os indivíduos que apresentaram temperatura corporal acima de 37,8º, preencheram uma ficha com dados cadastrais e foram encaminhadas à Santa Casa de Misericórdia.

No total dos dois dias, cinco pessoas foram conduzidas ao hospital, sendo que nenhuma delas foi diagnosticada com suspeita de covid. Após o atendimento, os cidadãos foram liberados e puderam retornar às cidades de origem.

Os postos de prevenção funcionaram das 7h às 17h, registrando uma média de sete veículos parados por minuto em cada um dos três pontos durante o sábado (18), e de três veículos parados por minuto em cada local no domingo (19).

Diante da importância e da eficiência das atividades, novas ações nos mesmos moldes estão previstas para as próximas semanas.