17 JUL 2020
EDUCAÇÃO
Aparecida obtém bons resultados preliminares em relação às metas estipuladas para o IDEB 2019
Secretaria aplicou método que antecipa os dados que serão divulgados pelo MEC, e constata por meio de dados bom desempenho e trabalho por parte dos alunos, professores, coordenadores e gestores

A Rede Municipal de Ensino de Aparecida recebeu os dados preliminares do governo federal para o ano de 2019, os dados são referentes a proficiência obtida por nossos alunos na realização da prova do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) que juntamente com outros dados compõe o IDEB. O resultado final deverá ser divulgado ainda esse ano.

Desde 2007, o Ministério da Educação estabeleceu uma forma de medir a qualidade do ensino básico no Brasil, criando o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O índice reúne, em um só indicador, dois conceitos importantes pra qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações (obtidas no Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Apesar dos dados serem levantados pelo Ministério da Educação, uma equipe técnica da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura conseguiu realizar estudos que se aproximaram dos números que serão divulgados pelo MEC. Para chegar aos dados, a secretaria realizou um trabalho minucioso e técnico, que teve o comando dos professores Éderson César e Luciana Almeida. Foram realizadas ao longo de todo o ano avaliações diagnósticas, onde através dos resultados foi possível uma intervenção pedagógica precisa para que obtivéssemos ótimos resultados, os dados foram compilados, e no final se aproximaram dos dados do governo federal.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, mesmo que preliminares, principalmente pelo empenho dos nossos professores e dos nossos alunos. De forma geral, analisando o desempenho a maioria das escolas conseguiu atingir a meta, sendo que a maioria aumentou os índices de 2019 em relação a 2017”, comenta o secretário de Educação, Esporte e Cultura, Luiz Paulo Alves da Cruz.

Os resultados do IDEB permite traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice varia de 0 a 10. O índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos.

“A forma como os índices são analisados pelo governo não é repassada para os municípios, pois é um trabalho complexo, com muitas questões analisadas, mas nossos professores conseguiram identificar pontos sensíveis e criar uma média diagnóstica para cada escola, levando em conta desempenho de língua portuguesa, matemática, evasão e frequência escolar, chegando a um índice que não necessariamente é uma nota. Aguardamos agora os dados oficiais e finais, mas temos certeza que não estarão distantes do que nossa equipe conseguiu levantar, estamos gratos ao trabalho executado por toda a equipe das unidades escolares, sobretudo aos coordenadores pedagógicos, professores e nossos alunos", diz o secretário.

O atual secretário ressalta ainda, que esse projeto "de tanto êxito, foi conduzido e acompanhado pela secretária da época Lucila Gomes Ferraz de Carvalho, e incentivado pela atual gestão, que assumiu o governo em junho de 2019".

As provas para levantamento dos dados são aplicadas nos quintos e nonos anos (5º e 9º) do ensino fundamental, a cada dois anos. Porém é importante ressaltar que para o sucesso dos resultados é importante estratégias pedagógicas de médio e longo prazo que deve ser realizadas desde a educação infantil.

5º ano

Os dados preliminares para o município do Ideb 2019, de forma geral, mostram:

IDEB 2017: 6,7

Meta 2019: 6,3

Diagnóstica (feita pela Secretaria de Educação): 6,7

IDEB 2019 – Preliminar: 6,7

Com isso, de forma geral, o município atingiu a meta estipulada pelo governo federal.

9º ano

Os dados preliminares para o município do IDEB 2019, de forma geral, mostram:

IDEB 2017: 5,0

Meta 2019: 6,0

Diagnóstica (feita pela Secretaria de Educação): 5,4

IDEB 2019 – Preliminar: 5,6

Confira abaixo todas as análises e índices de todas as escolas municipais de Aparecida.