28 MAI 2020
28 de Maio - Dia Internacional de Luta Pela Saúde da Mulher

Nesta quinta-feira (28) lembramos uma data onde a sociedade discute sobre a qualidade de vida das mulheres que necessitam de um sistema de saúde eficaz para a redução das mortes e a garantia do bem-estar. Hoje, também, é o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Pensando nas mulheres do nosso município, a Secretaria da Mulher, da Prefeitura de Aparecida reforça o pedido para que as mulheres busquem os cuidados com a saúde, seja nos atendimentos domiciliares ou nos posto de saúde, principalmente para colher o preventivo, exame tão importante pros cuidados da saúde feminina.

No Brasil, as mulheres representam a maioria da população. No entanto, por desinformação ou constrangimento, muitas têm receio de consultar um médico. E esse receio é o pior inimigo da saúde feminina. Mulheres lembrem-se: não tenham receio ou vergonha de cuidar de sua saúde, pois é muito pior descobrir e sofrer por causa de uma doença que poderia ter sido evitada.

De acordo com o levantamento dos dois últimos anos, em 2018 foram 1325 exames realizados, em 2019 foram 1219 exames e em 2020, até o mês de abril, apenas 148 exames foram realizados, ou seja, menos de 14% da população feminina realizou o procedimento. As unidades de saúde e também a Unidade de Saúde da Mulher estão abertas para o colhimento do exame das 7h às 17h, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, é importante entrar em contato com as unidades para agendar o exame e assim evitar possíveis aglomerações.

Mulher que previne vive mais!

Consultas e exames periódicos são importantes para prevenir e identificar precocemente uma série de doenças. O diagnóstico da doença logo no início leva a um tratamento mais eficaz. Muitas mulheres se queixam de não ter tempo necessário em sua rotina para consultar o médico. Mas lembrem-se: a prevenção é o melhor remédio e está em suas mãos! Não deixe de realizar sua avaliação!