06 MAI 2020
Aparecida fará parte da Região Turística da Fé
Município ainda recebeu certificação do Ministério integrando o Mapa do Turismo Brasileiro

A cidade de Aparecida foi integrada ao Mapa do Turismo Brasileiro 2019 – 2021. A certificação veio do Ministério do Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram validadas pela pasta e incluídas na atualização da plataforma. Os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Entre os benefícios do Mapa do Turismo está a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”. Aparecida está classificada na categoria A. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.

Design sem nome (7)

RT da fé

E a cidade também recebeu a certidão de participação e reconhecimento da Instância de Governança Regional – Fé, por meio dos documentos inseridos no Sistema de Informação do Programa de Regionalização do Turismo. A instância recebeu o nome de Grupo de Trabalho Região Turística da Fé e será presidida pela secretária de Turismo de Aparecida, Márcia Filippo. A conhecida ‘RT da Fé’ será composta por oito municípios: Aparecida, Potim, Guaratinguetá, Cachoeira Paulista, Canas, Cunha, Piquete e Lorena.

A RT da Fé atende todas as orientações do Ministério do Turismo com seu programa de Regionalização do Turismo e Secretaria Estadual do Turismo – SP. No decorrer dos encontros, por meio de oficinas, foi desenvolvido o Plano Regional de Turismo da RT da Fé, através das necessidades dos municípios envolvidos em diagnosticar o turismo, elaborar diretrizes e plano de ação para promover o desenvolvimento regional.

O Plano contempla 07 (sete) diretrizes, que englobam projetos a serem desenvolvidos na RT da Fé:

- Diretriz 1 - Incentivar, sensibilizar e auxiliar os municípios da RT da Fé para desenvolver o turismo como política pública local e regional;

- Diretriz 2 - Promover a qualificação do Setor Público, Iniciativa Privada e Sociedade Civil por meio de parcerias público-privada;

- Diretriz 3 - Sensibilizar a população sobre a importância do Turismo Sustentável;

- Diretriz 4 - Melhorar a infraestrutura de apoio e serviço ao turista;

- Diretriz 5 - Elaborar um Plano de Marketing para a Região Turística da Fé;

- Diretriz 6 - Transformar atrativos em produtos e roteiros turísticos;

- Diretriz 7 - Criar um Plano Sustentável de Identidade Religiosa, Cultural e Ambiental utilizando o turismo como ferramenta de desenvolvimento.

A RT da Fé vem avançando na formalização de sua Associação da Região Turística da Fé. Neste momento o seu estatuto encontra-se em análise jurídica em cartório e após aprovação dará entrada em seu CNPJ.

Design sem nome (8)

Fonte: Departamento de Comunicação Social