05 MAI 2020
05 de maio - Dia Mundial de Higiene das Mãos
Hábito pode salvar vidas, além de nos proteger da contaminação de muitas doenças

Uma das atitudes mais pedidas nesta pandemia é de se lavar as mãos. E hoje, dia 05 de maio, é o Dia Mundial de Higiene das Mãos. E neste momento, mais do que nunca o hábito se tornou fundamental para mantermos a saúde individual e de nossas famílias.

Inclusive uma pesquisa sobre a nova forma de lidarmos com nossa higiene pessoal foi realizada. A pesquisa “Comportamento consumidor após coronavírus” feita pelo Instituto Qualibest, entre os dias 10 e 22 de março, mostrou que 94% dos brasileiros mudaram os hábitos de higiene.

O estudo apontou ainda um aumento do uso do álcool em gel (67%), álcool líquido (63%), água sanitária (51%), desinfetante (47%) e sabonete líquido (42%). Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias que causam doenças como gripes, resfriados, conjuntivites e viroses.

Boa higiene salva vidas

Um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostrou que 41% das mortes de recém-nascidos podem ser evitadas pela higienização das mãos. No Brasil, de acordo com dados da Anvisa, cerca de 25% das infecções registradas são causadas por micro-organismos multirresistentes, que se tornam imunes à ação dos antibióticos.

Confira algumas dicas para fazer a higienização das mãos corretamente:

• Se possível, usar sabão antibactericida. Mas qualquer outro também é eficiente
  • Não é necessário colocar grande quantidade de sabão na mão. Em geral, 2 ml são suficientes
  • Esfregar a parte de baixo e de cima das mãos
  • Não esquecer das pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e polegar
  • O processo todo deve durar cerca de 60 segundos
  • Ao fechar a torneira use o cotovelo ou um papel
  • O mesmo processo deve ser feito com álcool em gel caso não seja possível fazer a limpeza com água e sabão

Se você ainda não sabe como lavar as mãos de forma correta, nossa enfermeira Leilane Elache, da Saúde da Mulher, ensina qual a maneira correta de lavagem das mãos e ainda explica a importância desta ação.

Fonte: Departamento de Comunicação Social
Vídeo Vinculado
22/04/2020
Juntos contra o Coronavírus - Saúde
A enfermeira Leilane Elache, da Saúde da Mulher, ensina qual a maneira correta de lavagem das mãos e ainda explica a importância desta ação.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024