30 ABR 2020
Você sabe a diferença entre isolamento social e quarentena?
Entenda o significado e a importância destas duas medidas essenciais no período de pandemia do coronavírus

O panorama de rápida disseminação do novo coronavírus (covid-19) no Brasil exige um intenso trabalho conjunto entre profissionais da saúde e a população, a fim de combater a doença.

Entre as principais medidas tomadas neste sentido estão a quarentena e o isolamento social, que ajudam a evitar o risco de transmissão do vírus. Apesar de apresentarem um objetivo comum, é importante entender que tais procedimentos são distintos.

O isolamento social serve para separar pessoas sintomáticas das assintomáticas, em investigação clinica e/ou laboratorial, de maneira a evitar a propagação de uma possível infecção, assim como sua transmissão. Tal ação ocorre por um período de 14 dias (podendo se estender se necessário).

Já a quarentena, de acordo com o Ministério da Saúde, tem como objetivo garantir a manutenção dos serviços de saúde em local certo e determinado. A medida consiste em um ato administrativo estabelecido pelas secretarias de saúde dos estados, municípios, do Distrito Federal ou ministro de estado da saúde, sendo adotada pelo prazo de até 40 dias (que pode ser estendido pelo tempo necessário).

Aplicadas em situações específicas e distintas, ambas as ações apresentam-se como fundamentais neste período de pandemia. Vale reforçar que ficar em casa durante este período é essencial.

Coronavírus Locais de risco de contágio

Fonte: Departamento de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024