29 ABR 2020
Vigilância em Saúde orienta população sobre os riscos da Tuberculose
No Brasil todos os anos são notificados aproximadamente 70 mil casos novos, com cerca de 4500 mortes

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que pode atingir qualquer órgão ou tecido do nosso organismo, mas prioritariamente os pulmões, por isso hoje vamos falar de um dos tipos mais comuns, a pulmonar. A tuberculose é transmitida de pessoa pra pessoa principalmente através do ar. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Quando a pessoa infectada, que tem o bacilo, tosse, fala ou espirra ela lança no ar gotículas, que contém em seu interior a bactéria. Essas gotículas podem chegar ao pulmão da outra pessoa, o receptor, pela respiração.

Os sintomas da tuberculose pulmonar podem ser: dor torácica, tosse produtiva (com catarro), comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina (período da tarde) com sudorese, falta de apetite e emagrecimento.

“Por isso é importante manter ambientes sempre limpos e arejados, lavar bem as mãos, usar sempre etiqueta respiratória, evitar levar as mãos ao rosto”, explica Lidiane Costa, assessora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Aparecida.

Segundo ela é importante estar atento a alguns sintomas, como por exemplo, “se você está apresentando tosse com catarro há mais de duas semanas, febre (principalmente no mesmo horário), procure sua equipe de saúde por telefone, seja nas ESFs, no Centro de Saúde ou na Vigilância em Saúde para esclarecimentos”, afirma Lidiane. O tratamento da tuberculose dura no mínimo, seis meses, é gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desenvolvimento da Tuberculose

Fonte: Departamento de Comunicação Social