27 ABR 2020
Entenda como são realizados os monitoramentos da covid-19
Vigilância segue padrão e orientação de trabalho do Ministério da Saúde

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aparecida explica como acontecem os monitoramentos dos casos suspeitos e/ou confirmados de covid-19 na cidade. O monitoramento é uma ferramenta utilizada para acompanhar os pacientes ou comunicantes que estão em quarentena e/ou isolamento domiciliar.

O monitoramento é realizado pela equipe de saúde por meio de contato pessoal ou por telefone ou ainda outro meio de comunicação com o intuito de verificar o estado atual de saúde do paciente e seus comunicantes. “A partir deste contato a equipe pode intervir de forma oportuna caso necessário. Esses contatos são realizados a cada 48 horas ou sempre que necessário”, explica Lidiane Costa, assessora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aparecida. Ainda segundo a assessora, é importante esclarecer que esse monitoramento segue recomendações do Ministério da Saúde.

Em Aparecida, os pacientes com cobertura de uma das sete unidades de ESF – Estratégia de Saúde da Família são monitorados por essas equipes. “O monitoramento dos pacientes e comunicantes sem essa cobertura acontece através de contato com a equipe da vigilância”, conta.

Os comunicantes são todas as pessoas que permanecem por longos períodos em contato com o paciente suspeito ou confirmado a menos de um metro de distância.

Fonte: Felipe Melo - Departamento de Comunicação Social