22 ABR 2020
Entenda como funciona o monitoramento dos casos de coronavírus
O levantamento é realizado através de fichas de notificação preenchidas pelas equipes de saúde durante o atendimento ao paciente.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas dúvidas estão surgindo de como é realizado o levantamento dos números de casos da doença. Os dados referentes aos casos suspeitos de covid-19 são fornecidos através de informações preenchidas em uma ficha de notificação via online, por meio da Vigilância Epidemiológica de cada município à Secretaria de Estado da Saúde do estado e Ministério da Saúde.

Em Aparecida, por exemplo, nas Unidades de Saúde o preenchimento é realizado através de fichas de notificação em formato impresso com todas as informações sobre o histórico do paciente, sinais e sintomas que pode apresentar.

A partir daí, todas essas fichas são enviadas à Vigilância Epidemiológica de Aparecida, que com os dados fornecidos por cada unidade de saúde: ESFs, Pronto Socorro e Santa Casa, encaminha para a Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde, o levantamento dos dados. Os casos registrados como suspeitos e também os que apresentam síndromes gripais são monitorados pelas equipes de saúde e Unidades de Estratégia Saúde da Família, por meio de telefone ou presencialmente.

O diagnóstico laboratorial segue normas e recomendações do Ministério da Saúde para coleta, por essa razão não são todos os pacientes que serão submetidos à testagem. “No momento os exames estão sendo realizados em pacientes hospitalizados em estado grave, profissionais da saúde sintomáticos e que estejam em atividade e pessoas sintomáticas que tiveram contato com caso confirmado de covid-19”, explica Lidiane Costa, assessora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aparecida.

Segundo ela é importante lembrar que os munícipes que retornarem de viagem, seja do exterior ou outros estados do país devem entrar em contato imediatamente com a Secretaria de Saúde através do telefone: (12) 3105-1300 ou pelo email: covid19.aparecida@gmail.com e comunicar nossa equipe para acompanhamento.

A comunicação desses dados para a população é feita por meio do Departamento de Comunicação da prefeitura, que fica responsável por realizar publicações diárias dos boletins no site da prefeitura e nas mídias sociais.

Fonte: Bárbara Amaral - Departamento de Comunicação Social
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024