03 ABR 2020
Infrações de trânsito caem durante quarentena em Aparecida
GCM acredita que uma nova consciência no trânsito possa ser formada

O pedido pra que a população fique em casa em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19) tem ajudado não só na contenção, como também em outras áreas da sociedade, como o trânsito por exemplo.

Balanço divulgado pela GCM – Guarda Civil Municipal de Aparecida mostra queda de mais de 57% no número de infrações. “Enquanto a média em janeiro e fevereiro desse ano estava em cerca de 520 infrações, em março registramos 219. Isso muito em decorrência da menor circulação de pessoas nas ruas”, aponta o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Francisco Chagas de Oliveira.

Entre as infrações que mais foram registradas estão estacionamentos em locais proibidos, dirigir falando ao celular e andar na contramão.

·  57% - estacionar local/horário de estacionamento e parada proibidos pela sinalização

·  24% - dirigir veículo segurando o aparelho celular

·  13% - outras (andar sem o cinto de segurança, por exemplo)

·  6% - transitar pela contramão de direção em via com sinalização de regul. sentido único

De outro lado, o número de ocorrências se manteve estável, com diminuição considerável apenas nos registros de acidentes de trânsito que em março foram 03 com vítima, e 01 sem vítima. “As ocorrências se mantêm na média nos três primeiros meses do ano, pois depende do trabalho de fiscalização da guarda nas ruas. As averiguações, tanto espontâneas como as solicitadas, foram nossas maiores ocorrências o que mostra a confiança da população em nosso trabalho”, afirma Chagas.

Como muitos estabelecimentos de comércio estão fechados em virtude dos decretos de quarentena contra o coronavírus, os apoios da guarda foram intensificados na fiscalização e tiveram aumento nos registros em março, quando comparados com janeiro e fevereiro.

·  69% - averiguação de trânsito

·  23% - apoio a instituição (fiscalização)

·  6% - outros (furto, ronda, ocorrências com entorpecentes, etc)

·  2% - auxílio ao público