30 MAR 2020
Especial Mulheres que Inspiram
Uma Homenagem da Prefeitura Municipal ao mês da Mulher

Pamela Pfeifer Silva tem 36 anos, é advogada e trabalha a 11 anos na Prefeitura Municipal na procuradoria jurídica, sendo responsável pela dívida ativa. Nascida em São Bernardo do Campo, veio morar em Aparecida ainda criança, aos oito anos de idade. Se define como uma pessoa amiga, gosta de ajudar as pessoas e adora sair para se divertir. Filha de Juiz se inspirou no trabalho do pai quando decidiu cursar direito. Sua criação teve como objetivo a tornar uma mulher independente, ainda mais no meio de trabalho que se inseriu, complexo, delicado e que ainda necessita de um maior reconhecimento da mulher pelo seu trabalho, talento e competência. Além claro de respeito.

Ser mulher:

Há alguns anos, as mulheres não podiam ter cargos ou profissões importantes e principalmente, estar no meio político. Cargos políticos eram considerados apenas para homens que acreditavam serem os únicos capazes de administrar tais ocupações.

As mulheres sofreram e ainda sofrem com o preconceito da sociedade por serem avaliadas como incapazes para tamanha responsabilidade, estando aptas apenas aos cuidados do lar e dos filhos.

Doutora Pâmela conta que o preconceito ainda existe, e ela sente isso na pele. “Trabalho em um meio rodeado por homens e que por muitas vezes não aceitam a opinião feminina em determinados assuntos. Quando começamos a demonstrar à força feminina a maior parte dos homens quer controlar”, afirma.

Para ela, o papel da mulher é crescer e levar a sociedade para cima. As mulheres são o foco de muita coisa e não deve se intimidar com tais atitudes.

“Nós (mulheres) somos fortes no sentido de saber raciocinar e ter certeza do caminho a tomar nos momentos mais difíceis”.

Ser mulher é ter força, coragem e superação, diz. “Todas as mulheres devem deixar sua marca no mundo, pois para chegar até aqui, muitas mulheres morreram lutando pelo que temos hoje”, reflete.

Fé:

Pâmela é Católica Apostólica e Romana, devota de São Benedito e Nossa Senhora Aparecida. Participa todo ano da Festa de São Benedito, uma das mais tradicionais dedicadas ao Santo em todo o país. Faz questão de sair na grandiosa cavalaria. Mas, é de Nossa Senhora Aparecida que ela tem um afeto maior, pois foi a santa que lhe ajudou nos momentos difíceis da vida.

Quando criança, Pâmela foi diagnosticada com diabetes e aos 13 anos chegou a ir para a UTI. Estava em situação de pré-coma tomando soro glicosado e lembra que foi através da fé em Nossa Senhora Aparecida que recebeu ajuda para sair do hospital. Hoje trata da doença com total cuidado sempre contando com a ajuda da família e colegas de trabalho.

“Lá em casa o pessoal sempre vai ao meu quarto para saber se eu estou bem. No trabalho quando não estou bem meus amigos pegam um suco de laranja para que eu volte ao normal”.

Mensagem:

Pedimos para Doutora Pâmela deixar uma mensagem para todas as mulheres, neste mês tão especial:

“As mulheres precisam ser determinadas e lutadoras. Tem que ser mulher balão. É aquela que leva o homem para cima, que faz o homem crescer. Aquela que mostra que o céu não tem limite e não uma mulher âncora que empurra o homem e a família para baixo”, finaliza.

Bárbara Amaral