23 MAR 2020
Mulheres que Inspiram
Uma Homenagem da Prefeitura Municipal ao mês da Mulher

Doutora Iza, carinhosamente chamada, é muito conhecida pelos munícipes de Aparecida que em algum momento de suas vidas foram seus pacientes. Maria Luiza de Siqueira tem 54 anos é mãe, apaixonada pela Profissão e trabalha a 25 anos na Prefeitura Municipal de Aparecida.

É católica, com muita fé e devota de São Benedito, Nossa Senhora Aparecida e Santa Rita, de uma maneira especial. Participa todo ano da novena de Santa Rita e reza a oração da santa todos os dias.

Formada em Odontologia e com Especialização em OdontoPediatria ela  atua no CEMOF (Centro de Especialidades Médicas Odontológicas e Fisiológicas) na área de OdontoPediatria e PPNE (Pacientes Portadores de Necessidades Especiais). Essas funções permitem que o dentista tenha um vínculo muito grande com a família de seus pacientes. Sensível e muito dedicada ao trabalho, Doutora Luiza conta sobre como é trabalhar diariamente com crianças.

Importância do Trabalho:

Doutora Luiza conta que, trabalhar com as crianças é uma conquista diária que para isso ela usa a técnica de Neurolinguistica, acompanhada de muito carinho aos seus pacientes. Essas técnicas permitem que as crianças tenham confiança e crie um vínculo especial com o doutor. Mesmo que não gostem, elas acabam aceitando o tratamento.

A criança compreende que precisa do tratamento e acaba aceitando como algo que ela goste. Por meio das consultas, Dra. Luiza utiliza as técnicas corretas e necessárias para conquistar a confiança delas.

“As crianças tem muita gratidão e é incrível como ela devolve até muito mais que um adulto. No começo, ela briga e a OdontoPediatria junto com o paciente especial é baseado na confiança”, afirma Dra. Luiza.

“Ela acaba criando um vinculo que você pode fazer o que quiser. É uma coisa incrível”, completa.

Hoje, muitas dessas crianças que foram seus pacientes estão jovens e ainda procuram a Doutora de alguma maneira. Ela conta que um paciente esteve em seu consultório particular para falar que está cursando faculdade na FEG em Guaratinguetá.

“Você cria um vinculo com a criança e com a família que eles acabam sempre me procurando”, afirma a Doutora.

Para ela, esse vínculo é muito importante para entender sobre o caso da criança. Às vezes, a criança é carente ou passa por algum problema na família.

Emocionada Doutora Luiza, lembra de uma história em especial de uma criança atendida por ela que deu muito trabalho durante as consultas e não gostava de ir à escola. Esse assunto específico não foi questionado com a família. Com o término do tratamento, a criança agradeceu a doutora afirmando que os colegas de escola não iriam mais rir dela.

“Tem essa questão da dor e da saúde, mas também tem essa questão da saúde emocional” ressalta Dra. Luiza.

O cuidado com as pessoas e principalmente, com as crianças é essencial para que ela não cresça com traumas, receios ou alguns problemas psicológicos.

Amor pela Profissão:

Cursar Odontologia era um sonho de criança que Maria Luiza conseguiu realizar. Após se formar, Doutora Luiza se Especializou procurou em sua área alguma especialização de acordo com seus gostos, pois ela adora psicologia, ler e lidar com pessoas. Foi na OdontoPediatria que ela encontrou todos essas características.

“A OdontoPediatria depende totalmente da psicologia que necessita dessa sensibilidade e por incrível que pareça a criança é sensível a sua verdade. A criança não da para enganar. Por isso que da certo” afirma Doutora Luiza.

Ela se lembra de um conselho de uma Professora:

Eu tive um curso com uma professora que falou uma coisa que eu nunca esqueci. Disse ela: “Não se esqueça que você está atendendo uma criança que por acaso tem dentes e não dentes na boca de uma criança” lembra.

Para ela, essa é uma diferença de olhar muito grande. Tem todo um histórico de família e uma vida. Dessa forma, o profissional melhora também a qualidade de vida do outro.

“Não é só cuidar dos dentes. Você acaba se envolvendo e orientando os pais e a gente vê a necessidade deles” ressalta Maria Luiza.

“Minha função pode ir muito além do que me foi estabelecido. Isso eu me orgulho muito. Eu faço o melhor que eu posso para o meu paciente” completa.

Papel da Mulher na Sociedade:

Conhecida por ser o sexo frágil, a mulher consegue administrar muito bem sua vida com o trabalho, família, filhos, casa e saúde. Com uma rotina corrida, Doutora Luiza conta que ser mulher é fundamental na sociedade atual. Para ela, a mulher é muito mais sensível e com uma ótima percepção com relação à família, filhos e das pessoas quem se relaciona.

“A mulher trabalha, cuida dos afazeres da casa e dos filhos. Com isso, ela é muito criativa para conseguir dar conta dessas funções que ela exerce” afirma Luiza.

Mensagem:

Diante do cenário de Pandemia do novo Coronavírus que a sociedade vive no momento, Doutora Maria Luiza deixa uma mensagem de fé e conscientização para todos. Tenham empatia pelo próximo e cuidem uns dos outros.

“A gente tem que ter força sempre. Esperança sempre. A fé, a crença, o acreditar é uma coisa muito valiosa na vida da gente. Eu acho que todos nós passamos por situações e momentos difíceis e estamos passando por um imenso nesse momento. Mas, a gente tem que acreditar sempre. Força e fé sempre. A gente sempre vai cumprir nosso caminho e nossa missão da melhor maneira que a gente possa” finaliza Doutora Luiza.

Bárbara Amaral