12 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
PREFEITURA ALERTA PAIS E RESPONSÁVEIS CONTRA A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: "UMA RESPONSABILIDADE DE TODOS"!
Desde a última segunda-feira (10), a Prefeitura de Aparecida por meio da Guarda Civil Municipal, manifestou sobre os serviços de patrulhamento para a segurança nas escolas. Além disso, promoverá palestras para a orientação de alunos, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino, em decorrência aos ataques ocorridos em todo o país nas últimas semanas.

Nesta manhã (12), por meio de uma live nas redes sociais da Prefeitura de Aparecida, o Prefeito Municipal Luiz Carlos de Siqueira (Piriquito), pronunciou sobre os novos métodos de segurança que serão adaptados nas Unidades Escolares em todo o Município.

Apesar dos métodos, as orientações e os projetos estar em andamento, a Guarda Municipal chama atenção dos pais e responsáveis para outro fator principal:
o acompanhamento dos adultos na vida de jovens e crianças em casa.

Mas, qual a necessidade do diálogo entre pais e filhos?

À medida que crianças e adolescentes crescem, entram na escola, se tornam progressivamente mais independentes. Desta forma, passam cada vez mais tempo com os amigos, na internet, em seu mundo pessoal. Porém, a importância de falar com eles não diminui, aumenta! Logo que, comunicar e dialogar abertamente com os jovens nessa fase é essencial para alimentar a relação entre pais e filhos, além de partilhar ideias, opiniões e informações.

O diálogo NECESSITA fazer parte do cotidiano, já que, por meio de conversas, a criança poderá entender melhor distintas situações, poderá se expressar e desabafar sobre acontecimentos do dia-a-dia.

Criar tempo para ouvi-los falar sobre o seu dia-a-dia e as atividades que realizam, é uma forma de garantir que a criança saiba que o adulto responsável está realmente interessado a ouvi-la atentamente. À medida que crianças e adolescentes crescem elas já não passam tanto tempo com os pais ou responsável, ou já não os procura tanto, por isso é importante fazer um esforço para passar tempo a dialogar com elas aproveitando tempos em que estão mais disponíveis para isso, como antes de dormir, antes do jantar, etc.

Falar COM os nossos filhos e não PARA os nossos filhos. Mostrar interesse e aprender sobre os seus interesses. Iniciar uma conversa partilhando aquilo que pensamos sobre determinado assunto (em vez de começar a conversa com uma questão).

Fazer perguntas abertas, que impliquem respostas mais completas do que apenas “sim” ou “não”.
Demonstrar que estamos realmente a escutar: parar o que estamos a faze para as ouvir, sempre que estão a falar sobre as suas preocupações; expressar interesse sobre o assunto do qual nos estão a falar; deixá-las acabar de falar, antes de falarmos nós.

Logo, os benefícios do diálogo para crianças e adolescentes é de forma gradual, já que, é um método de desenvolver suas capacidades e habilidades emocionais, como o autoconhecimento, a empatia e valores humanizados sobre o mundo. A comunicação promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas (dos mais simples aos mais complexos).

Para mais informações, leia em: https://escolasaudavelmente.pt/pais/comunicar-com-os-filhos/comunicar-com-minha-crianca

Fonte: Subsecretaria Municipal de Comunicação