Entre os dias 27, 28 e 29 de março, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo, auxiliaram as atrizes e a equipe de produção durante o período de gravações do filme "As Aparecidas", que estreia em dezembro deste ano.
A cidade será utilizada como cenário final para as gravações do filme, já que, a trama trata-se de um grupo de amigas que se reencontram por meio do Caminho da Fé, que une as cidades paulistas de Tambaú até Aparecida. A narrativa é protagonizada por Eva Wilma, falecida em maio de 2021, Norma Blum, Neusa Borges, Miriam Mehler, Karin Rodrigues, Clarisse Abujamra, Sabrina Orthmann e grande elenco.
As Secretarias acompanharam todos os dias de gravações, além de fornecer espaços às atrizes para os ensaios e parcerias para acolher os artistas durante esse período de filmagens.
A Secretária de Turismo, Zenilda Cunha, expressa como o filme é essencial nos âmbitos turísticos e culturais da cidade.
As gravações em Aparecida foram essenciais, para evidenciar a História do Município, do Centro Histórico, resgatando a origem e ressaltando a importância da nossa cultura popular ao peregrino, ao romeiro que vem à cidade; já que a Basílica Histórica foi e continua sendo, local de muitas graças e milagres. E não podemos nos esquecer que foi no Centro Histórico, o nosso querido “Centro Velho” que surgiu o povoado de Aparecida. E o filme vem confirmar a grande referência que é o Município de Aparecida na formação da Cultura e da História do País, fomentando ainda mais o Turismo Religioso.
O Prefeito Municipal, Luiz Carlos de Siqueira (Piriquito), ressalta como a produção cinematográfica é essencial para o Município.
Veja bem, o filme não vai retratar apenas a narrativa principal, mas também a cultura e a história da cidade de Aparecida. O Centro Velho é uma referência turística do Município, que na maioria das vezes o povo não reconhece. O filme apresenta a história de Aparecida para o Brasil, valoriza nossa cidade como palco de uma obra nacional. Além de abordar valores humanos, desde a amizade e a fé. É muito gratificante recebe-los e saber que a nossa amada Aparecida vai participar de algo tão maravilhoso.
Diante disso, um filme brasileiro pode ser visto como uma espécie de identidade nacional que revela por meio das artes e âmbitos culturais, uma forma de transmitir uma história por meio do sentimentos interpretados pelos artistas e pelo cenário em decorrência de sua magnitude e relevância para o contexto da narrativa.
A Prefeitura de Aparecida agradece a todos que participaram para auxiliar toda a equipe de produção e artistas, desde questões de conforto, estrutura, segurança e os comerciantes locais que colaboraram para que as filmagens fossem realizadas com êxito.
O filme "As Aparecidas" estreia em dezembro deste ano, por enquanto, sem data confirmada.