A primeira fase do projeto de restauração EMEF Chagas Pereira foi concluída.
O projeto de restauração da escola já foi enviado ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) para análise e aprovação. O órgão é responsável por analisar e liberar a execução da obra.
A Secretária de educação, esporte e cultura, Adrielle Romain, na semana passada realizou uma visita ao CONDEPHAAT junto a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
O mesmo projeto foi entregue a Câmara Municipal de Aparecida em uma visita formal presidida pelo presidente da Câmara Luiz Fernando Castro Rocha (Gu Castro) e teve a participação dos Vereadores Valdemir Budão, Ana Alice Braga Vieira, André Monteiro e aos assessores dos demais vereadores. O projeto foi protocolado na câmara com intuito de que os pares, nobres vereadores possam em parceria com a Administração Municipal buscar recursos públicos juntos as esferas estaduais e federais.
A EMEF Chagas Pereira é tombada como Patrimônio Histórico e Cultural e há anos necessita ser reformada, porém, nunca se conseguiu iniciar esse processo por não se tratar de uma reforma e sim de restauração que só pode ser executada por uma empresa especializada em Restauro de Patrimônio Histórico. O CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) é o órgão responsável pela zeladoria dos patrimônios históricos e culturais.
O grande desafio a ser conquistado nos próximos anos será a contratação e execução desta obra, a mesma é esperada por toda comunidade escolar.
A Secretaria Municipal de Educação junto à Prefeitura de Aparecida está dando esses passos para a realização da restauração da EMEF Chagas Pereira para que assim, a escola possa voltar a acolher nossos amados alunos, de forma segura, digna e responsável, além de recuperar um dos importantes cartões postais da cidade de Aparecida.