03 DEZ 2021
COVID-19
Roboticando Aparecida: Secretaria de Educação investe em tecnologia e inovação nas escolas da rede municipal
Para o próximo o ano, a Rede Municipal de Ensino de Aparecida vai contar com investimento em metodologias educacionais que tem por intuito o desenvolvimento de habilidades e competências de forma estruturada, afim de que os alunos sejam preparados e capacitados em uma formação voltada para o cidadão do futuro. Mas como isso?

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Educação apresentou o mais novo projeto da Rede Municipal de Ensino: “Roboticando Aparecida”, que vai ser executado nas Unidades Escolares de tempo integral em 2022.

“Esse é um projeto que faço questão de trazer para Aparecida. É extremamente importante e relevante investir na formação de educadores, e de nossas crianças. Isso é a tecnologia sendo usada, também, para aprendizado em sala de aula”, destacou a Secretária de Educação de Aparecida,  Adrielle Romain.

A Robótica é uma prática que integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para proporcionar ao professor a utilização de diferentes estratégias de ensino, de forma lúdica, afim de que haja a realização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs ).

“A proposta é que ao longo do ano letivo haja uma adaptação a este novo método de ensino e aprendizado, além da iniciativa aos alunos de aderirem o contato diante a prática da área tecnológica”, concluiu a Secretária Municipal de Educação.

Com embasamento pedagógico e, que são apresentadas situações- problemas aos alunos, conforme a faixa etária, o aprendizado é feito de maneira divertida, gamificada e transdisciplinar. Além de contar com material didático, kit protótipos e ferramenta de apoio, que incluí as capacitações e assistências aos docentes.