23 SET 2021
Divisão de Cultura premia vencedores do XXXI Concurso de Contos de Aparecida
Foto Noticia Principal Grande
O Concurso de Contos trata-se de um tradicional evento cultural da cidade. Ao todo já foram realizadas 31º edições. Foto: Assessoria de Comunicação e Imprensa
A Divisão de Cultura realizou na noite desta última quarta- feira (22) a Premiação aos vencedores do XXXI Concurso de Contos 2021 da Biblioteca Municipal "Professora Maria de Lourdes Borges Ribeiro".  O evento que foi realizado no Museu "Professor José Luiz Pasin", contou com a presença do Prefeito Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, da Presidente da Câmara Municipal, Ana Alice Braga Vieira, da Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Adrielle Romain entre outros convidados.

Nesta edição, ao todo, 16 autores inscreveram suas histórias contando de forma expressiva histórias da cidade, uma vez que, o tema deste concurso é “Aconteceu em Aparecida”.

Para a Assessora de Cultura de Aparecida, Zenilda Cunha, o concurso é muito importante para fomentar a cultura do município.
“Para nós é muito importante porque é uma maneira de incentivar, valorizar e promover novos artistas que agregam a nossa cultura, mostrando o quanto o nosso município e a nossa história, que é a história de Nossa Senhora Aparecida são grandes e especiais", destaca a Assessora de Cultura.

Durante a cerimônia de premiação foram contemplados os três primeiros colocados do concurso.

Confira a classificação:

1º lugar- conto “Glória, o anjo”- autor Lúcio Mauro Dias.
2º lugar- conto “De joelhos aos pés da Virgem”- autor Fábio Rodrigues Monteiro.
3º lugar- conto “O tesouro de Maria da Penha”- autor Maurílio Benedito dos Santos Reis.

Segundo o Prefeito de Aparecida, Luiz Carlos de Siqueira, Piriquito, momentos como esse, provam o quanto a cultura é essencial para a formação da história e fundamental para na construção de uma sociedade mais participativa e transformadora.
"Estou muito feliz em ter tido a oportunidade de participar dessa premiação. É do meu desejo que o nosso Governo Municipal seja o Governo da valorização da nossa cultura, afinal quando falamos em cultura, falamos dos sentimentos de ser, pertencer e fazer, concluiu o Prefeito.

O autor e grande vencedor, Lúcio Mauro, ressaltou a importância do concurso e reforçou que o concurso de Contos é um ganho imensurável para a cultura de Aparecida. "Manter um concurso como este há 31 anos é um desafio e o departamento de Cultura está de parabéns, especialmente por vencer os desafios de fazê-lo mesmo em tempos de pandemia”. Lúcio também se emocionou com a surpresa preparada pelo departamento de esportes, que convidou o escritor italiano Tommaso Squillace para ler o conto vencedor ao vivo direto de Roma, na Itália.
Autor: Ana Paula Maciel