09 AGO 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
Coordenadoras dos Programas Assistenciais de Aparecida reúnem para discutir retomada de atividades
Conforme o Plano São Paulo, desde o início da pandemia da Covid-19, todas as atividades coletivas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) estão suspensas.

Entretanto, felizmente, com o avanço da imunização e a redução sustentada dos índices de contaminação e internação hospitalar, a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social de Aparecida, junto a equipe de coordenação das atividades, estudam o planejamento da retomada das ações.

A proposta, que segue em análise, vai ser apresentada à Vigilância Sanitária e à Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de garantir as condições sanitárias necessárias para o retorno do trabalho.

Mas algumas ações já foram definidas. As coordenadoras dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Centro de Convivência da Melhor Idade (Cecon), do Centro de Acolhida (conhecido como Albergue) e da Frente de Trabalho decidiram pela realização de um mutirão de cadastramento em Aparecida, para inclusão e revisão no Cadastro Único de Programas Sociais. O objetivo é cadastrar as famílias que atendem ao critério de renda para inclusão no cadastro, independentemente de estarem participando ou não de programas sociais.

Também foi definido que a prioridade, neste momento, vai ser a reabertura do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do Cecon, considerando o aumento da incidência de violência contra idosos durante a pandemia e considerando também que este público já está com o esquema vacinal completo.

A carteira de vacinação contra a Covid-19 vai ser obrigatória para a participação em qualquer atividade coletiva dos serviços.

No mesmo encontro, a Secretária Municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, Natália Carvalho, alinhou com as coordenadoras o uso de um sistema informatizado que foi implantado nas unidades públicas de Assistência Social de Aparecida e que agora também vai ser implantado nas entidades parceiras, proporcionando maior eficiência, qualidade e agilidade no atendimento às famílias.