13 MAR 2020
Especial Mulheres que Inspiram
Uma Homenagem da Prefeitura de Aparecida ao Mês da Mulher

Bernadete Carvalho de Oliveira tem 56 anos e trabalha como Cozinheira no Albergue da Prefeitura Municipal de Aparecida. Mãe de três filhos e avó de três netos, sua vida é resumida no trabalho feito com muito amor. Gosta de cozinhar e viajar. Sempre esteve presente em ações sociais e eventos da igreja. Nascida e criada em Aparecida, Dona Bernadete trabalha a 14 anos na Prefeitura.

“Minha vida é resumida aqui no meu trabalho. Em Roseira basicamente eu vou só para dormir”, comenta Dona Bernadete.

Amor pela Profissão:

Sua carreira iniciou lá atrás quando cozinhava para os eventos da igreja ou nos almoços com a família. É nítido enxergar em seus olhos a alegria de trabalhar com o que gosta.

Há quatro anos ela trabalha no Albergue e conta o choque de realidade que foi trabalhar no local:

“Eu tive um pouco de receio quando vim trabalhar aqui. Porque as pessoas imaginam um lugar sujo e tem muito preconceito”, afirma ela.

“Aqui eu aprendi muita coisa. A gente aprende com muitas pessoas que passam por aqui”, completou ela.

Não são apenas andarilhos que passam pelo local. Muitas dessas pessoas que ficam apenas para o pernoite, são aquelas que procuram emprego, estão em trânsito viajando de carona, dependentes químicos ou até mesmo os idosos que se perderam das Romarias no Santuário Nacional.

“A gente tem que saber lidar com isso. E para trabalhar com a população de rua você tem que ter amor no que faz e, principalmente, nas pessoas”, comenta Bernadete.

Trabalhar no local mudou totalmente a maneira de como ela enxergava a vida. Hoje, com um olhar mais sensível e o sentimento de empatia, ela valoriza os pequenos detalhes que muitas vezes passavam despercebidos na correria do dia-a-dia. Ela conta que muitas pessoas choram ao receber um prato de comida:

“Já teve casos de pessoas que vieram aqui para comer e eu colocar a comida no prato e a lágrima começar a pingar em cima do prato”, lembra.

Deixar o local limpo, fazer uma comida bem preparada e com muito sabor, são ações simples do nosso cotidiano que Dona Bernadete tem o cuidado de sempre oferecer para as pessoas.

“O importante é que eles encontrem uma casa muito limpa, uma comida cheirosa para despertar neles a vontade de ter um lar”, afirma Dona Bernadete.

Mensagem:

“Eu acho que todo mundo deveria seguir o primeiro mandamento de Deus: “Amar o próximo como a si mesmo”. Não é fácil. Ame mais as pessoas que são menos favorecidas, peçam para Deus olhar por elas porque nossa oração tem muito poder. O amor é a chave de tudo”, finaliza Dona Bernadete.

Bárbara Amaral

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024