16 MAR 2020
COVID-19
Prefeitura Municipal realiza reunião para decidir medidas contra Coronavírus em Aparecida
Por se tratar de uma cidade turística, a Secretaria de Saúde estará redobrando os cuidados para evitar a propagação do vírus na cidade.

Estavam presentes todos os secretários da atual administração, representante da secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, diretor do SAAE, representantes de entidades religiosas como, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Santuário Nacional, Comissão da Festa de São Benedito 2020, além do Conselho Municipal de Turismo, Associação Comercial, Comércio Ambulante e Rede Hoteleira da Cidade.

Considerando a determinação do Governo do estado de São Paulo em relação às medidas de prevenção ao Coronavírus no Brasil, os representantes dos órgãos da cidade apontaram medidas protetivas para evitar o contágio do vírus da doença aos munícipes de Aparecida.

No Brasil, o número de casos confirmados do Coronavírus subiu para 200, segundo a última atualização do balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. O maior número está no Estado de São Paulo, com 136 casos confirmados da doença.

Em virtude propagação do vírus no Estado de São Paulo, a cidade de Aparecida é motivo de preocupação, já que recebe por ano mais de 12 milhões de fiéis no Santuário Nacional. Por se tratar de uma Estância Turística as atenções foram redobradas na cidade.

Durante a reunião, a Secretária de Saúde, Ana Caroline Sbrana, informou que a cidade de Aparecida não apresenta nenhum caso suspeito de Coronavírus e que os colaboradores da Secretaria de Saúde estão em constante monitoramento para evitar o contágio do vírus na cidade. Caroline orienta que a pessoa que apresentar sintomas de gripe deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. As pessoas que apresentarem um quadro mais grave, como falta de ar e cansaço físico, a recomendação é que procurem diretamente o Pronto Atendimento.

“As pessoas que apresentarem os sintomas do Coronavírus devem ficar em isolamento domiciliar, sem qualquer contato próximo aos familiares e não devem compartilhar objetos pessoais”, ressalta Caroline.

As recomendações aos comerciantes é que todos devem higienizar as mãos após contato com objeto dos clientes.

Não há necessidade do uso de máscaras aos que não estiverem apresentando sintomas e precisarem sair de suas residências. As máscaras são para o uso do Serviço de Saúde em geral.

A Vigilância Sanitária estará visitando todo o comércio da cidade como, hotéis, bares, lanchonetes e restaurantes, para orientar sobre as medidas para a limpeza adequada e de cuidados pessoais.

A Articuladora de Saúde Básica do Governo do Estado de São Paulo, Maria Cláudia, recomenda que a população não deixe crianças com pessoas acima de 55 anos. Para ela, essa medida é para proteger idosos e pessoas mais frágeis.

A Paróquia de São Benedito decidiu cancelar a Festa em homenagem ao santo que aconteceria a partir do dia 12 de Abril. A Rainha da festa deste ano, Maria Helena Malta, explica que a decisão foi em respeito aos devotos e congadeiros, cuja maior parte é idosa.

O Presidente da Câmara Municipal de Aparecida, vereador Francisco Egidio Vaz, afirmou que estará à disposição da Prefeitura e que colocará em votação os projetos de urgência que tratem da prevenção ao Coronavírus.

A Prefeita Dina Moraes Moreira, sempre transparente em seu trabalho à frente da administração municipal, ouviu todos que estavam presentes e agradeceu a colaboração dos representantes da comunidade em geral pelo empenho em trazer maior conforto e tranquilidade aos munícipes de Aparecida.

Bárbara Amaral