Em um ano da atual administração municipal, a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito apontou crescimento no desempenho das atividades, segundo informou o secretário, Francisco das Chagas de Oliveira. A Guarda Civil Municipal, que é administrada pela pasta, foi o setor que mais teve melhorias com a nova gestão.
O mês de janeiro de 2020 foi um divisor de águas para a categoria, já que há tempos não recebia o apoio da Administração Municipal. Neste ano, a Guarda foi contemplada com novos rádios comunicadores, armamentos e exames psicológicos.
“Podemos dizer que na nova administração estamos conseguindo alcançar todos os objetivos de melhoria para o efetivo”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Francisco das Chagas.
A pasta ainda aguarda processo licitatório para a aquisição de novos veículos para aumentar a frota e melhorar a segurança da cidade. “Estamos com uma emenda do deputado federal, Major Olimpio, de R$ 100 mil para a compra de uma viatura especial. Já está em fase final”, salientou o secretário.
Atualmente, a GCM possui quatro (4) motos em operação e uma viatura, que foi adquirida por meio de convênio com a Senasp em 2008. Desde então, não houve investimentos na Guarda Municipal. Recentemente, a prefeita autorizou a compra de cinco (5) viaturas motocicletas, “coisa que nunca havia acontecido, antigamente compravam veículos normais (carro)”, disse Francisco das Chagas.
Trânsito
Outro destaque para o setor de trânsito na nova gestão, são as pinturas de faixas de pedestres e lombadas para melhorar a sinalização. De acordo com o secretário responsável pela pasta, há mais de 2 anos, não havia tal investimento. Além da pintura tradicional, neste ano as sinalizações de trânsito da cidade passaram por atualização em alguns pontos, que estavam fora das normas de segurança, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997).
Para o secretário de Segurança Pública e Trânsito, “o ambiente de trabalho causado pela administração, que começou há um ano, na Guarda Civil Municipal, é uma das melhores que eu já vi nos meus 16 anos de GCM. O clima é leve! Cada guarda trabalha com responsabilidade, tranquilidade e com segurança, sabendo que tem o apoio da gestão em todas as ações”, finaliza Chagas.
Com o treinamento realizado em São José dos Campos, todo o efetivo da Guarda Civil Municipal de Aparecida está apto a operar com este tipo de armamento.