Cada vez mais adolescentes se tornam mães precocemente. Por isso, é importante que a educação sexual seja realizada para que sejam utilizados os métodos contraceptivos a fim de, evitar doenças sexualmente transmissíveis e também, a gravidez.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Camisinha Masculina
Feita de látex, a camisinha tem certa elasticidade e deve ser colocada no pênis ereto para barrar os espermatozóides, logo após a ejaculação. É importante lembrar que, a ponta deve permanecer vazia sem a presença de ar. Caso contrário, a camisinha pode estourar e o esperma pode entrar em contato com o corpo feminino.
Camisinha Feminina
Feita do mesmo material que a camisinha masculina, o modelo feminino é apresentada em forma de "saco" com dois anéis nas extremidades. Sua eficácia de proteção é de 97%.
Método Injetável
Com uma seringa são injetados hormônios que evitam a ovulação em certo período sendo, mensal ou trimestral. Ao interromper esse processo a chance de engravidar são altas. Além disso, esse método é eficaz em 98% de chance contra a gravidez indesejada, mas não previne as doenças sexualmente transmissíveis. Vale lembrar que o método deve ser realizado apenas com prescrição médica.
Pílula do Dia seguinte
Como o nome já diz, esse medicamento deve ser utilizado em caso de emergência. Mas, a pílula não deve ser utilizada com frequência, pois possui alto nível de hormônios que podem desregular o ciclo menstrual. Sua eficácia é de 99,9% caso seja tomada em até 24 horas após a relação sexual. Passado mais de 4 dias, sua eficácia diminui bastante.