08 MAR 2024
Barragem dos Mottas
Defesa Civil reúne DAEE e prefeituras de Aparecida e Guaratinguetá para apresentar medidas de manutenção da Barragem dos Mottas

Na manhã da última quinta-feira (7) a Defesa Civil do Estado reuniu-se com representantes do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e representantes das prefeituras de Aparecida e Guaratinguetá.
O objetivo do encontro foi o de compartilhar e apresentar as medidas de manutenção para a Barragem dos Mottas, localizada entre os dois municípios.
Os engenheiros do DAEE detalharam as condições de segurança da barragem, vistoriada no dia 22 e que apresenta condições normais e apresentaram o Plano de Segurança de Barragem – PSB, elaborado em 2022. O documento atesta que a barragem apresenta condições estruturais estáveis, conforme o estudo de análise de estabilidade realizado pelo engenheiro Arthur Santos Coelho. No momento, a represa está com aproximadamente 70% do volume de água de sua capacidade total e a vazão da água pelas comportas segue o procedimento padrão definido no Plano de Segurança da Barragem.
As manutenções apontadas no relatório também foram debatidas e se concluiu que, emergencialmente, será realizado o orçamento do conserto da válvula de uma das comportas. A peça não compromete o funcionamento, já que a comporta encontra-se aberta, condição favorável à segurança da barragem, que permite o escoamento natural da água represada, sem risco à população.
Um grupo de trabalho será criado, com a participação da Defesa Civil, DAEE e as Prefeituras. O objetivo é definir um plano de ação conjunto. Também ficou ajustado que as Defesa Civis de ambos os municípios atuarão em parceria realizando o monitoramento constante do volume da represa e da vazão da barragem, principalmente nos períodos de chuva. Também se comprometeram a permanecer em alerta com o plano de contingência pronto a ser acionado diante de qualquer emergência.
O Secretário de Defesa do Cidadão de Aparecida, Jefferson Monteiro da Silva, esteve presente no encontro e destacou a importância da parceria das duas cidades no monitoramento da barragem e o compromisso do DAAE de realizar vistoria no local. “O mais relevante é termos a certeza que as vistorias e obras de melhoria serão realizadas pelo Governo do Estado na barragem”, finalizou Dr. Jefferson.

Autor: Assessoria de Comunicação