09 NOV 2022
Aparecida realiza campanha de vacinação contra a meningite no Município
Mas afinal, o que é meningite?

É uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Geralmente é causada por uma infecção viral.

Quais são os sintomas?

Os sinais da inflamação variam conforme o tipo da doença e a faixa etária do paciente. Os principais sintomas são fortes dores de cabeça e rigidez no pescoço, com dificuldade de encostar o queixo no peito.

Além disso, são comuns: febre, hipersensibilidade à luz, manchas vermelhas no corpo, sonolência excessiva, confusão mental.

Quais são os tipos?

- Meningite viral

Esse tipo da inflamação é causado por enterovírus. Os mais comuns desse gênero são Epstein-Barr, vírus de Coxsackie ou Coxsackievirus, poliovírus e vírus da herpes, que causa a meningite herpética. A meningite viral é bastante comum no verão e costuma afetar pessoas acima de 15 anos.

Também pode causar meningoencefalite, que é a inflamação de várias regiões do cérebro e costuma acontecer pela ingestão de água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas pelo vírus.

- Meningite bacteriana

O tipo bacteriano é causado pelas bactérias Streptococcus pneumoniaeMycobacterium tuberculosis (MTB), Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e Neisseria meningitidis, que também é conhecida como meningococo e provoca a meningite meningocócica; essa versão contagiosa da doença é considerada rara e tende a acontecer com mais frequência em crianças e idosos, por conta do sistema imune mais vulnerável.

- Meningite fúngica

Existem quatro fungos que podem causar esse tipo da doença: Cryptococcus sppCoccidioides posadasiiAspergillus spp e Candida spp, que é responsável pela candidíase. Assim como a meningocócica, a meningite fúngica é mais difícil de acontecer e tende a atingir pacientes com o sistema imunológico comprometido por alguma doença crônica ou pela idade.

- Meningite eosinofílica

Nesse caso, a inflamação é provocada pelo parasita Angiostrongylus cantonensis, que costuma infectar lesmas, caracóis e caramujos. Assim, é um tipo mais raro da doença e só pode ser contraído pelo consumo de carnes de animais infectados ou contaminadas pelas secreções deles.

Além de dor de cabeça e rigidez do pescoço, é muito comum o paciente apresentar náusea e vômito.

ATENÇÃO!

A Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Saúde, informa que está realizando a campanha de vacinação contra a meningite em todas as Unidades de Saúde do Município.

Público alvo: Crianças e adolescentes até 14 anos e trabalhadores da saúde.

Lembrando que, cada Unidade seguirá um horário específico para realizar as vacinações para que não haja desperdício ou perca dos imunizantes.

Procure sua Unidade de Saúde e Vacine-se!

Vacinas salvam vidas!