20 MAI 2022
SEGURANÇA PÚBLICA E TRÂNSITO
MAIO AMARELO: MUNICÍPIOS DE APARECIDA E GUARATINGUETÁ IRÃO PROMOVER SIMULAÇÃO DE ACIDENTE DE TRÂNSITO
As Prefeituras de Aparecida e Guaratinguetá, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito de Aparecida e Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Guaratinguetá, irão promover uma simulação de acidente de trânsito no dia 27 de maio (sexta-feira), às 9h, na Avenida Padroeira do Brasil, exatamente na divisa entre os municípios.

O objetivo da ação é mostrar o quão devastador um acidente de trânsito pode ser na vida das pessoas envolvidas. Atores estarão com maquiagens artísticas, como se fossem acidentados e parte da via estará fechada para tornar o cenário mais real possível.

Outra parceria firmada para a realização do evento foi entre Guarda Civil Municipal, COI de Guaratinguetá, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Defesa Civil e SAMU. Durante a simulação a população terá a oportunidade de acompanhar o importante papel de cada uma dessas forças, desde o atendimento da ocorrência, primeiros socorros e encaminhamento para hospital. O Corpo de Bombeiros também irá cortar o carro para demonstrar a retirada da vítima do acidente das ferragens.

De acordo com Observatório Nacional de Segurança Viária, no âmbito da campanha Maio Amarelo, o Brasil é o quarto país com maior número de acidentes de trânsito no mundo. A violência nas pistas atinge mais de meio milhão de vítimas anualmente. A cada minuto, pelo menos uma pessoa fica inválida e, a cada 12 minutos, uma pessoa morre.

Sobre o movimento Maio Amarelo (informações: maioamarelo.com)O tema de 2022 é “JUNTOS SALVAMOS VIDAS!”

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.