18 OUT 2021
SAÚDE
Agentes de Controle as Endemias de Aparecida participam de treinamento de Arboviroses
Foto Noticia Principal Grande
O intuito das atividades foi proporcionar aos profissionais o compartilhamento de experiências e conhecimentos. Fotos: Secretaria Municipal de Saúde
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da Dengue, Zika vírus, Chikungunya e Febre Amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles vírus transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas, escorpiões e carrapatos).

O intuito das atividades foi proporcionar aos profissionais o compartilhamento de experiências e conhecimentos, além da busca por novas informações e formação a respeito das doenças transmitidas, das habilidades e das atitudes para execução de ações essenciais à saúde coletiva.

A capacitação de agentes de saúde fortalece o enfrentamento às arboviroses em Aparecida, e os resultados são sentidos no cotidiano junto a comunidade.

A Análise de Densidade Larvária (ADL) trata- se de um tipo de vistoria que tem por intuito quantificar a infestação do  Aedes aegypti. ADL é uma avaliação que permite direcionar as ações de prevenção e controle do mosquito na cidade. E como reflexo da efetividade das ações feitas pelo departamento de combate a Dengue de Aparecida, a cidade atualmente encontra- se com o índice de 0,1, o que tira Aparecida do sinal de alerta para infestação do mosquito.

Entretanto, com a chegada do verão, o período fica mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. Assim, a recomendação é não descuidar e manter as ações de prevenção e combate ao longo de todo o ano.