14 OUT 2021
Outubro Rosa: Aparecida realiza ações nas unidades de saúde
Para tratar sobre conscientização, prevenção e promoção à saúde da mulher, a Prefeitura de Aparecida, por meio das unidades de saúde da cidade, está promovendo ações, em celebração a campanha Outubro Rosa, afinal falar sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero é extremamente importante e necessário.

O câncer de mama atinge em torno de 30% das brasileiras. De acordo com os dados, alarmantes, do Instituo Nacional de Câncer (INCA), em 2020 o número de câncer de mama detectado em mulheres, no país, foi de 66.280.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Deste modo, em 2002 foi atribuído no país uma campanha, já realizada ao redor do mundo, com o objetivo à informação, proporcionando o acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade, considerando que a probabilidade de cura é alta quando a doença é descoberta precocemente.

Em Aparecida, neste ano, as unidades de Estratégia Saúde da Família, estão promovendo ao longo do mês de outubro, atividades, voltadas para as mulheres, para fortalecer o diagnóstico precoce da doença, destacando a importância dos exames preventivos do câncer de colo de útero, autoexame das mamas e o encaminhamento para realização de mamografias (para mulheres de 50 a 69 anos).

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica de Aparecida, Daniela Mascarini, o Outubro Rosa é como um “lembrete” às mulheres, para realizar os procedimentos médicos, mas, não interfere na realização dos exames em outros meses.

“Outubro é o mês de conscientização, é um mês que a gente tenta alertar as mulheres sobre a importância de se cuidar. Mas não podemos deixar somente para outubro para realizar os exames ou para procurar por atendimento médico nas unidades de saúde. A mulher tem que se cuidar sempre, e, os exames estão sempre à disposição da população de forma gratuita”.

A coordenadora aproveita para explicar também como são realizados os procedimentos e a importância dos exames.

“Todos os exames são de forma gratuita, incluindo o de Mamografia, por meio do agendamento em nossa referência, em Lorena. Para receber o atendimento, é necessário ser morador da cidade de Aparecida, estar cadastrado no Posto de Saúde da Família (PSF), e apresentar o cartão SUS. As pessoas precisam entender que, se conseguirmos fazer esta busca ativa por meio dos exames, o rastreamento da doença é mais rápido. No momento que atrasamos essas medidas de segurança com o nosso próprio corpo, a descoberta da doença é tardia, e as chances de agravos são altas, obtendo um tratamento mais rigoroso”.

Cada unidade de saúde vai contar com uma programação voltada para a campanha. Na cidade, as ações começaram pela Estratégia Saúde da Família do bairro Vila mariana. E assim, a Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a necessidade dos cuidados essenciais que você, mulher, precisa estar atenta!

A prevenção salva vidas. Dê um toque de coragem!

14/10/2021
Outubro Rosa: Aparecida realiza ações nas unidades de saúde
Para tratar sobre conscientização, prevenção e promoção à saúde da mulher, a Prefeitura de Aparecida, por meio das unidades de saúde, está promovendo ações, em celebração a campanha Outubro Rosa.