04 JUN 2021
TURISMO
Feriado de Corpus Christi é marcado por celebração que convida os fiéis a solidariedade e a partilha.
Em 2021 celebrações foram mais simples e solidárias. Foto: Ana Paula Maciel

Bem diferente do que os milhares de devotos costumam viver ao longo do feriado do Corpus Christi em Aparecida, este ano, mais uma vez a pandemia exigiu que as celebrações fossem mais cuidadosas, porém não menos especiais.

Em um momento em que o mundo se une para enfrentar os desafios da Pandemia da Covid-19, Aparecida lembrou do cuidado que a população precisa ter com os irmãos mais vulneráveis e por isso o tradicional tapete de Corpus Christi com os enfeites, pinturas ou ilustrações religiosas feitas com serragens de madeira coloridas deram lugar aos cobertores e cestas básicas, o grande símbolo da ajuda que a Capital da Fé recebeu, de todo o mundo, em que a cidade busca se restabelecer das consequências da grave crise social e econômica que atinge o município.

A equipe da Secretaria de Turismo de Aparecida em parceria com a Divisão de Cultura, auxiliaram na montagem do tapete, que ao fim contou com o ato de adoração à hóstia consagrada, uma vez que os católicos acreditam que, naquele pão, está a presença real de Jesus Cristo.

Pela tradição da Igreja Católica, a festa é um momento em que a hóstia consagrada sai da Igreja ao encontro dos fiéis.

Durante a celebração da missa, o pão passa por um processo de transubstanciação, ou seja, de simples pão, torna-se o corpo de Cristo.

Autor: Talita Galvão