18 MAI 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Não se cale. Denuncie!

O ano era 1973. A cidade era Vitória no estado do Espírito Santo. A vítima uma criança de 6 anos de idade.

Há exatos 48 anos, o corpo da pequena Araceli foi encontrado seis dias depois do crime. Espancada, drogada, estuprada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Os suspeitos foram absolvidos e o crime, arquivado. A data do assassinato ficou marcada e, no ano 2000, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado hoje, 18 de maio.

Não feche os seus olhos. Não se cale. Denuncie!

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social, convoca a população da cidade e alerta sobre a prevenção de todas as formas de violência e proteção social de crianças e de adolescentes.

✓ Disque 100 -  Disque Denúncia. Trata-se de um canal de comunicação da sociedade civil junto ao poder público, que possibilita conhecer e avaliar a dimensão da violência contra os direitos humanos e o sistema de proteção.

Como denunciar?

O Disque 100 funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias são mantidas em sigilo, incluindo a identidade da pessoa que está denunciando.

Em Aparecida a denúncia pode ser feita diretamente pelo:

• Conselho Tutelar: órgão encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente;
  • Delegacia de Polícia;
  • No  Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS. Telefone:  (12) 3105-4025.

O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes é um DEVER DE TODOS!

Você não pode se calar. Denuncie!

Autor: Talita Galvão