13 OUT 2020
Prefeitura realiza balanço da Operação Padroeira do Brasil
Secretarias e Departamentos trabalharam em conjunto com ações de prevenção e conscientização voltadas aos turistas

Desde a última sexta-feira (09), diversas equipes da Prefeitura de Aparecia estiveram nas ruas para a Operação Padroeira do Brasil, em preparação, e durante as festividades do dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida (que tradicionalmente traz milhares de turistas ao município).

A Frente de Trabalho deu início à Operação com limpeza e varrição do centro histórico, feira livre e locais de grande fluxo de pessoas. Em seguida, o SAAE realizou lavagem das calçadas e praças. O mesmo trabalho seguiu pelo sábado (10), domingo (11) e segunda-feira (12). Na feira livre todos os dias, às 18h, houve higienização, como tem ocorrido aos finais de semana.

A Operação Padroeira do Brasil contou com a participação de diversas secretarias e departamentos como Desenvolvimento e Promoção Social, Administração, Indústria e Comércio, Segurança Pública e Trânsito, Saúde, Turismo, Defesa Civil e SAAE e foi focada nos turistas que vieram a pé para a cidade.

A fiscalização, da Secretária de Indústria e Comércio, esteve presente em todo o comércio e nos arredores do Santuário Nacional, com ações de combate aos malhadores de fitinhas, trabalho que contou mais uma vez com apoio das polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e da Guarda Civil Municipal. Não houve autuações por descumprimentos aos decretos e regras sanitárias.

A Secretaria de Turismo esteve presente com informações, recepção dos turistas e distribuição de água e folder com lembrança da Padroeira em quatro pontos: Avenida Padroeira do Brasil, Itaguaçu, Praça Nossa Senhora Aparecida e CAT – Centro Atendimento ao Turista. Além disso, a Rede Farma Conde também contribuiu com seu apoio, montando tendas na Praça Nossa Senhora Aparecida. “Todas as ações e atendimentos foram um sucesso, e os organizadores da empresa ficaram também muito satisfeitos”, conta Márcia Filippo, secretária de Turismo.

Em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus, a preocupação com a doença foi grande e por esse motivo, o maior efetivo de trabalho ao longo do fim de semana foi dos profissionais de saúde como agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, assessores administrativos, coordenadores, motoristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, além dos plantões do Pronto Atendimento Municipal e do Centro de Enfrentamento Covid-19. Entre as ações, ocorreram a orientação quanto ao uso obrigatório de máscara e distribuição para os que estavam sem a proteção, conscientização para se evitar aglomerações, acolhida e suporte aos visitantes, aferição de pressão arterial, medicação de glicemia e temperatura corporal. Ao longo do fim de semana foram realizados seis atendimentos com o uso de ambulâncias, mas nenhuma situação grave.

• 4 pontos de atendimento
  • 260 atendimentos
  • Aferição de pressão
  • Medição de glicose
  • Medição de temperatura
  • Doação de 1500 máscaras de tecido
  • 6 atendimentos específicos encaminhados ao P.A

A operação também contou com todo o apoio e suporte da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, com todo o efetivo da GCM nas ruas com trabalhos de prevenção nas principais entradas da cidade e atendimento às ocorrências. O Trânsito registrou 39 infrações, a maioria por estacionamento irregular. A Guarda Civil Municipal também registrou outras 59 ocorrências que envolveram ações de averiguação, apoio e fiscalização, por exemplo.

“Iniciamos o trabalho às 4h30 de sábado e encerramos a Operação às 6h de hoje (13). Mesmo com algumas ocorrências, tudo transcorreu bem. Agradeço o apoio das demais secretarias e de boa parte da população que colaborou com todas as nossas equipes”, enfatiza o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Francisco das Chagas.