20 MAI 2020
ASSISTÊNCIA SOCIAL E DA MULHER
Prefeitura faz abordagem a pessoas em situação de rua
Coordenada pela Promoção Social, busca ativa teve como objetivo dar dignidade e retorno ao seio da família

Uma ação de busca ativa e abordagem social em prol do próximo foi  realizada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (20), nas ruas centrais de Aparecida. Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento e Promoção Social da Prefeitura de Aparecida e com apoio da Secretaria de Saúde, Guarda Civil Municipal, Fiscalização do Comércio e Indústria, CREAS,  Conselho Tutelar e Frente de Trabalho, foram feitas abordagens emergenciais a pessoas em situação de rua.

Suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, as abordagens tiveram um caráter excepcional devido a proximidade do início do inverno e também às denúncias recebidas de moradores e comerciantes.

"Nas abordagens buscamos dar dignidade para eles. Primeiro fazemos a identificação da pessoa com a checagem dos documentos e também uma entrevista prévia sobre de onde vem, quais as condições de saúde e se estão impedidos de circular pela justiça, além da checagem de ficha criminal", explica o secretário de Desenvolvimento e Promoção Social, Alexandre Dias.

Após as abordagens e o levantamento da situação de cada pessoa em situação de rua, alguns encaminhamentos devem ser realizados.

"Com as parcerias existentes, temos condições de encaminhar algumas dessas pessoas a instituições de recuperação. Mas é importante ressaltar que, aqui hoje, o maior objetivo, sem dúvida nenhuma, é a ajuda e o acolhimento a essa população para um futuro tratamento e quem sabe o retorno ao seio da família".

Durante as abordagens foram distribuídas máscaras de proteção. Entre os abordados alguns passaram por atendimento médico no Pronto-Socorro, uma das pessoas, moradora de outra cidade, solicitou o retorno. Antes foi atendida no Albergue, recebeu alimentação e voltou para casa. Neste primeiro momento foram visitadas as pessoas que ficam na Praça Dr. Benedito Meirelles (São Benedito), Rua Barão do Rio Branco e Avenida Papa João Paulo II (Monumental).