19 MAI 2020
Prefeitura de Aparecida lança campanha contra a violência doméstica
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram aumento de casos em meio à pandemia

A medida mais eficaz para combater o novo coronavírus, segundo médicos em todo o mundo, tem sido ficar em casa. Mas para muitos, ficar em casa nem sempre são momentos de alegria com a família, mas sim de sofrimento e até mesmo de violência.

E os números falam por si só, principalmente quando as vítimas são as mulheres. Neste período de pandemia, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no estado de São Paulo. Segundo relatório do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu no estado, de 13 para 19 casos (46,2%). O Ministério Público de São Paulo, em comunicado recente, afirma que "a casa é o lugar mais perigoso para uma mulher". Como referência, o órgão destaca dados da pesquisa Raio X do Feminicídio em São Paulo, que revelou que 66% dos feminicídios consumados ou tentados foram praticados na casa da vítima.

Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Aparecida, por meio das secretarias de Desenvolvimento e Promoção Social, da Mulher e da Saúde, lança nesta terça-feira (19) uma campanha de conscientização e alerta contra a violência doméstica em função do isolamento social, seja ela contra a mulher, a criança, o adolescente, mas também contra LGBT, idoso, trabalho escravo, pessoas com deficiência, entre outros tipo de violência. Com o tema “Isolamento social com respeito, mulheres isoladas, mas não sozinhas”, a campanha tem como objetivo ampliar a divulgação e evidenciar os canais de denúncia, como o 180, o Disque 100, o 190 da Polícia Militar, além de aplicativos como o ‘Direitos Humanos Brasil’, por exemplo, com pouca divulgação, mas que em situações de violência podem ajudar e muito as vítimas. Nos comunicados nas redes sociais e no site da prefeitura, os canais de denúncia e as formas serão amplamente divulgados.

Em toda a campanha que se estende até o fim do mês de maio será usada uma hashtag para engajamento e participação popular - a #isolamentosocialcomrespeito, que será exibida em faixas nas ruas da cidade e, principalmente nas redes sociais da Prefeitura. Durante toda a campanha o incentivo à denúncia será constante, seja por meio da própria vítima, mas também da sua rede de apoio, como familiares, amigos e vizinhos.

Em Aparecida, a porta de entrada para atendimentos dessas vítimas é o CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, que disponibiliza um telefone para denúncias, o (12) 3105-4025.

Local: Aparecida / SP
Vídeos Vinculados