13 MAI 2020
Kit merenda: entenda as diferenças na composição para cada faixa etária
Alimentos distribuídos no kit seguem as determinações nutricionais do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)

A Prefeitura de Aparecida iniciou, na última sexta-feira (8), a entrega do kit merenda aos alunos da rede pública de ensino, beneficiando milhares de estudantes e famílias no município.

Atendendo todas as recomendações e determinações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a Secretaria de Educação da cidade elaborou uma composição específica do benefício de acordo com cada faixa etária e o período de permanência do aluno na escola, fatores que geram algumas diferenças entre os tipos de kits distribuídos.

Além da adequação às exigências nutricionais, a composição do benefício também respeita a recomendação de que os gêneros alimentícios da cozinha piloto ou centro de nutrição que estejam próximos do vencimento, sejam preferencialmente distribuídos, evitando qualquer desperdício ou perda de produtos. Tal medida impacta diretamente na elaboração dos kits, como explica o secretário de Educação, Luiz Paulo Cruz:

“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) recomenda que gêneros que estejam na cozinha piloto ou centro de nutrição e que estejam próximos do vencimento, sejam preferencialmente entregues aos alunos. Por isso que haverá uma diferença,em algumas escolas maiores em que um grupo de alunos receberá pães e outro não. Assim como algumas escolas de tempo integral estão entregando 1L de suco concentrado no kit, porque as crianças dessas escolas fazem mais de três refeições. No caso das creches, algumas estão entregando biscoitos de polvilho e sequilhos”, detalhou.

Confira a lista completa de composição de cada um dos kits merenda entregues na cidade de Aparecida:

Berçário crianças de 0 a 2 anos

200gr de aveia

0.5 kg de banana

0.5 kg de maçã

Maternal

0.5 kg de banana

0.5kg de maçã

Integral – EF (Ensino Funamental) integral

0.3 kg de banana

0.3 kg de maçã

0.3 kg de cenoura

EF (Ensino Fundamental) regular/ Etapas/ EJA (Educação para jovens e adultos)

Frutas (sem legumes)

0.3 kg de banana

0.3 kg de maçã

A entrega do kit merenda está sendo realizada de acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação, que se encontra disponível no site da Prefeitura. Veja o cronograma aqui.

Fonte: Luis Felipe Pereira - Assessoria de Comunicação e Imprensa